Página inicial > Notícias Destaque > Com emenda parlamentar de R$300 mil, nova biblioteca da Ufam contará com mais de 80 mil títulos e exemplares

Publicado: Quinta, 27 de Maio de 2021, 16h58 | Última atualização em Quinta, 27 de Maio de 2021, 17h56 | Acessos: 882

Na manhã desta quinta-feira, 27, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, recebeu a visita do deputado federal Sidney Leite à Instituição. Além de uma conversa no gabinete, o parlamentar foi conduzido pelo gestor da Universidade à nova Biblioteca Setorial Sul, inaugurado recentemente e que foi o motivo do encontro. O novo prédio contou com emenda parlamentar de R$ 300 mil do congressista, que viabilizaram a aquisição de mobílias e equipamentos para o complexo.

A nova biblioteca, que obteve um investimento total de R$6 milhões, possui quatro andares, em uma área superior a 4,3 mil metros quadrados e foi projetada para acompanhar o crescimento da Ufam pelos próximos 20 anos. A estrutura dispõe de espaços para eventos culturais, auditório com capacidade para 60 pessoas, laboratório de informática, salas para videoconferência, cinco salas para estudos em pequenos grupos, 132 cabines para estudo individual e sala multimídia. O espaço tem capacidade para atender cerca de 450 pessoas simultaneamente, com um acervo de mais de 23,5 mil títulos e 57 mil exemplares.

Na avaliação do reitor da Ufam, Sylvio Puga, o compromisso do deputado federal com a qualidade do ensino é uma força importante para a universidade, principalmente, neste momento em que a instituição sofre com uma perda nominal de 30% no seu orçamento. “A questão da necessidade de melhorias na infraestrutura da Ufam é constante e está sempre em evolução. Temos uma situação preocupante em relação ao orçamento para 2021. O deputado se comprometeu a procurar junto à bancada amazonense apoio para estabelecer uma revisão dos valores repassados pelo MEC (Ministério da Educação). Há também um esforço da administração superior da universidade na busca de incremento de recursos, porque ainda que remotas, nossas atividades continuam e precisam de suporte”, alerta o reitor.

Por meio de emenda parlamentar, o deputado federal viabilizou o aporte de recursos da ordem de R$ 300 mil. “Esse espaço vai ao encontro das necessidades dos nossos estudantes. Dei uma pequena ajuda com uma emenda parlamentar e, com certeza, quem ganha com isso é a Universidade, com mais acesso de conhecimento a todos nossos estudantes”, comemorou Leite.

E para quem esperava há mais de 30 anos pela nova biblioteca, a estrutura de ponta é motivo de orgulho e de grande relevância pelo retorno que dará a toda comunidade, conforme ressaltou a diretora do sistema de bibliotecas da Ufam, Célia Lira. “O deputado federal Sidney Leite tem sido um parceiro da universidade. Especificamente nesse projeto, ele nos agraciou com uma emenda parlamentar, fazendo possível a compra de mobiliário. Temos muito a agradecer. Principalmente, por esse momento delicado de aquisição de recursos, as emendas parlamentares nos ajudaram muito e o deputado tem sido importante nessa conquista”, afirmou Lira.