Novo aplicativo do Governo Federal substituirá Sigepe Mobile até junho
Os servidores ativos, aposentados, temporários e beneficiários de pensão civil e militar da Administração Pública Federal, que acompanham suas atividades funcionais por meio do Sigepe Mobile, têm até o dia 2 de junho para migrar para o aplicativo SouGov.br. O novo app do governo federal, lançado dia 4 de maio, substituirá o Sigepe mobile e faz parte do processo interno de padronização e automação da gestão de pessoas do governo federal.
Neste primeiro momento, o SouGov.br vai oferecer 24 serviços, incluindo todos os disponíveis no Sigepe Mobile, além de outros serviços digitais inéditos, como o envio de atestado médico, a solicitação de auxílio-transporte e a prova de vida. De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas (Progesp/Ufam), Vanusa Firmo, desde o mês de abril, o Ministério da Economia (ME) comunica aos servidores públicos federais sobre novo aplicativo de celular.
“O SouGov.br, pela perspectiva que o Governo Federal está trazendo, tende a deixar disponível para os servidores toda a sua vida funcional em um único espaço. Lembramos que o Sigepe, acessado pelo computador (Sigepe Web), não será desativado. caso o ME sinalize alguma alteração, nós comunicaremos aos servidores oportunamente”, destacou. A pró-reitora lembrou também que não há indicação, no momento, para a descontinuidade do aplicativo Sigepe Gestor, utilizado apenas por gestores para acompanhar as solicitações da sua equipe de trabalho.
O que é?
SouGov.br é um canal único de atendimento a direitos e benefícios gerados em função da relação de trabalho com a APF. Gradativamente, os serviços hoje disponíveis no Sigepe Banco de Talentos e Sigepe Gestor também serão migrados para o novo aplicativo. Até setembro de 2022, o SouGov.br disponibilizará cerca de 50 serviços aos usuários.
Como baixar o SouGov.br?
O aplicativo SouGov.br está disponível nas principais lojas de aplicativos (Apple Store e Google Play). Após instalado no seu celular, é necessário digitar, na tela inicial, o login e a senha gov.br. A conta gov.br, que já permite acesso a vários serviços digitais do Governo Federal, também será a forma de acesso ao aplicativo SouGov.br.
Caso o servidor já tenha conta no gov.br basta utilizar o mesmo login e senha no app SouGov.br. Porém, se ainda não possui, o servidor deve criar uma conta gov.br com selo de confiabilidade prata ou ouro.
Como faço para criar uma conta com login gov.br?
1) Acesse: acesso.gov.br
2) Clique no botão “Crie sua conta gov.br"
3) Escolha uma das seis opções de cadastro que aparecerão na tela
4) Preencha o formulário online até o final
5) Para se conectar ao novo aplicativo, o servidor precisará do selo prata ou ouro. Caso ainda não tenha, obtenha AQUI (necessário o login).
Caso o servidor já possua o login no gov.br, então deverá iniciar diretamente a verificação do selo de confiabilidade (nível de acesso) atribuído à sua conta em confiabilidades.acesso.gov.br (necessário o login). Os servidores devem ficar atentos ao aplicativo correto a ser instalado diretamente na loja de aplicativos do seu tipo de smartphone, conforme imagem circulada abaixo:
Serviços disponíveis no SouGov.br
- Servidores ativos
Prévia de Contracheque
Prévia de 13º Salário
Contracheque
Comprovante de rendimentos
Ficha Financeira Anual
Dados Pessoais (podem ser alterados pelo servidor)
Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente)
Consulta de dependentes
Consulta a dados funcionais
Consulta ao comprovante de pensão alimentícia
Consulta a afastamentos
Férias (consulta, solicitação ou alteração)
Carteira Funcional
Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF)
Localização de unidade de gestão de pessoas
Chatbot (canal de atendimento ao usuário)
Atestado médico (encaminhamento)
- Servidores inativos e pensionistas
Prévia de Contracheque
Prévia de 13º Salário
Contracheque
Comprovante de rendimentos
Ficha Financeira Anual
Dados Pessoais (poderão ser alterados pelo servidor)
Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente)
Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização)
Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF)
Localização de unidade de gestão de pessoas
Chatbot (canal de atendimento ao usuário)
- Consignações (ativos e inativos)
Autorização de Empréstimo Consignado
Consulta à autorização - com possibilidade de cancelamento e reativação
Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado
Consulta a Extrato de Consignações ativas ou encerrada
- Solicitações
Assistência à saúde suplementar (Cadastro de Plano)
Auxílio Transporte
Mais informações:
Acesse o asso a passo/Criação conta AQUI
Consulta do selo atribuído à sua conta AQUI
Live de pré-lançamento/transformação Digital em Gestão de Pessoas AQUI
Live de lançamento do app SouGov.br AQUI
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