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Novo aplicativo do Governo Federal substituirá Sigepe Mobile até junho

Publicado: Sexta, 07 de Maio de 2021, 11h40 | Última atualização em Sexta, 07 de Maio de 2021, 11h51 | Acessos: 10071

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam
Com informações do site do Governo Federal 
 

Os servidores ativos, aposentados, temporários e beneficiários de pensão civil e militar da Administração Pública Federal, que acompanham suas atividades funcionais por meio do Sigepe Mobile, têm até o dia 2 de junho para migrar para o aplicativo SouGov.br. O novo app do governo federal, lançado dia 4 de maio, substituirá o Sigepe mobile e faz parte do processo interno de padronização e automação da gestão de pessoas do governo federal. 

Neste primeiro momento, o SouGov.br vai oferecer 24 serviços, incluindo todos os disponíveis no Sigepe Mobile, além de outros serviços digitais inéditos, como o envio de atestado médico, a solicitação de auxílio-transporte e a prova de vida. De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas (Progesp/Ufam), Vanusa Firmo, desde o mês de abril, o Ministério da Economia (ME) comunica aos servidores públicos federais sobre novo aplicativo de celular. 

“O SouGov.br, pela perspectiva que o Governo Federal está trazendo, tende a deixar disponível para os servidores toda a sua vida funcional em um único espaço. Lembramos que o Sigepe, acessado pelo computador (Sigepe Web), não será desativado. caso o ME sinalize alguma alteração, nós comunicaremos aos servidores oportunamente”, destacou. A pró-reitora lembrou também que não há indicação, no momento, para a descontinuidade do aplicativo Sigepe Gestor, utilizado apenas por gestores para acompanhar as solicitações da sua equipe de trabalho. 

O que é?

SouGov.br é um canal único de atendimento a direitos e benefícios gerados em função da relação de trabalho com a APF. Gradativamente, os serviços hoje disponíveis no Sigepe Banco de Talentos e Sigepe Gestor também serão migrados para o novo aplicativo. Até setembro de 2022, o SouGov.br disponibilizará cerca de 50 serviços aos usuários.

Como baixar o SouGov.br?

O aplicativo SouGov.br está disponível nas principais lojas de aplicativos (Apple Store e Google Play). Após instalado no seu celular, é necessário digitar, na tela inicial, o login e a senha gov.br. A conta gov.br, que já permite acesso a vários serviços digitais do Governo Federal, também será a forma de acesso ao aplicativo SouGov.br. 

Caso o servidor já tenha conta no gov.br basta utilizar o mesmo login e senha no app SouGov.br. Porém, se ainda não possui, o servidor deve criar uma conta gov.br com selo de confiabilidade prata ou ouro. 

Como faço para criar uma conta com login gov.br?

1) Acesse: acesso.gov.br

2) Clique no botão “Crie sua conta gov.br"

3) Escolha uma das seis opções de cadastro que aparecerão na tela

4) Preencha o formulário online até o final

5) Para se conectar ao novo aplicativo, o servidor precisará do selo prata ou ouro. Caso ainda não tenha, obtenha AQUI  (necessário o login).

Caso o servidor já possua o login no gov.br, então deverá iniciar diretamente a verificação do selo de confiabilidade (nível de acesso) atribuído à sua conta em confiabilidades.acesso.gov.br (necessário o login). Os servidores devem ficar atentos ao aplicativo correto a ser instalado diretamente na loja de aplicativos do seu tipo de smartphone, conforme imagem circulada abaixo: 

Serviços disponíveis no SouGov.br

- Servidores ativos 

Prévia de Contracheque

Prévia de 13º Salário

Contracheque

Comprovante de rendimentos

Ficha Financeira Anual

Dados Pessoais (podem ser alterados pelo servidor)

Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente)

Consulta de dependentes

Consulta a dados funcionais

Consulta ao comprovante de pensão alimentícia

Consulta a afastamentos

Férias (consulta, solicitação ou alteração)

Carteira Funcional

Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF)

Localização de unidade de gestão de pessoas

Chatbot (canal de atendimento ao usuário)

Atestado médico (encaminhamento)

- Servidores inativos e pensionistas 

Prévia de Contracheque

Prévia de 13º Salário

Contracheque

Comprovante de rendimentos

Ficha Financeira Anual

Dados Pessoais (poderão ser alterados pelo servidor)

Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente)

Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização)

Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF)

Localização de unidade de gestão de pessoas

Chatbot (canal de atendimento ao usuário)

- Consignações (ativos e inativos)

Autorização de Empréstimo Consignado

Consulta à autorização - com possibilidade de cancelamento e reativação

Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado

Consulta a Extrato de Consignações ativas ou encerrada

- Solicitações 

Assistência à saúde suplementar (Cadastro de Plano)

Auxílio Transporte

 

Mais informações: 

Acesse o asso a passo/Criação conta AQUI

Consulta do selo atribuído à sua conta AQUI

Live de pré-lançamento/transformação Digital em Gestão de Pessoas AQUI

Live de lançamento do app SouGov.br AQUI 

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