Página inicial > Notícias Destaque > Reitor Sylvio Puga participa da abertura do evento virtual ‘Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922” da Prefeitura de Manaus

Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 15h02 | Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 17h59 | Acessos: 1283

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, participou na manhã desta quinta-feira, 29, da mesa de abertura do evento virtual ‘Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 – A semana de 22: Tradição e Ruptura - O Modernismo e suas projeções na Amazônia’, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Ufam, Concultura e apoio cultural da PUC/SP e Valer – Editora.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, participou da mesa de abertura do evento cultural “Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, e afirmou que a Universidade Federal do Amazonas tem contribuído na construção cultural da região com a intervenção de inúmeras personalidades da área formados pela Instituição. “A Ufam tem papel histórico na construção da cultura regional porque ao longo de décadas formou inúmeras personalidades da área”. A composição da mesa de abertura contou com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira (presidiu a mesa), Diana Navas, professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC de São Paulo e o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), escritor Tenório Telles, e o diretor da Faculdade de Letras (Flet/Ufam), professor Cacio José Ferreira.

O evento comemora a Semana de Arte Moderna de 1922 que representou um dos momentos mais significativos da cultura brasileira e teve profundas repercussões na maneira de pensar e, principalmente, nos processos de expressão da cultura em geral. O evento ocorre o dia inteiro com debates e recital poético.

Além disso, a Amazônia teve um impacto muito grande sobre a sensibilidade de muitos autores do Modernismo brasileiro, exemplo disso é Mário de Andrade, que escreveu a obra Macunaíma depois de uma viagem pela região. E um dos poemas mais conhecidos da literatura nacional, Cobra Norato, de Raul Bopp, nasceu do contato do poeta com a Amazônia.

PROGRAMAÇÃO – CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922

Tema –

“A Semana de 22: Tradição e Ruptura – O Modernismo e suas Projeções na Amazônia”

Dia 29 de abril de 2021