Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Edua lança obra sobre Educação a Distância no Brasil
Início do conteúdo da página

Edua lança obra sobre Educação a Distância no Brasil

Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 12h22 | Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 16h42 | Acessos: 598
"Estratégias Gerenciais e o Fluxo de Valor - Estudo no Sistema Público do Ensino a Distância" é o título da obra lançada na manhã desta quinta-feira, 29, às 10h, em cerimônia online. De autoria do professor da Faculdade de Estudos Sociais (FES) Ricardo Nogueira e publicado pela Editora da Ufam (Edua), o livro em formato digital apresenta a pesquisa feita sobre a Educação a Distância (EaD) no Brasil.
 
A obra, baseada na tese de doutorado do autor que estuda a Gestão Pública e o combate à evasão acadêmica na modalidade do ensino a distância, chamou a atenção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2017, entendendo a importância do levantamento e ampliou a pesquisa tendo como cenário o ambiente de educação nacional, pelo qual o professor também foi o responsável.  
  
Em seu pronunciamento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou o caráter inovador da obra do professor Ricardo Nogueira. "O professor Ricardo usa um modelo que é utilizado nas empresas privadas para fazer a medição de uma certa relação custo/benefício e ele usou para uma atividade acadêmica. Eu penso que por isso essa obra revela o seu ineditismo", declarou o gestor. "Penso que a sua tese, além de ser inovadora, e além de quebrar barreiras, ela se torna nesse momento um instrumento importantíssimo para o Brasil, não é somente para a Ufam, é para o Brasil, porque a educação a distância vai tomar vários contornos a partir do momento que estamos vivendo e no chamado novo normal", completou. 
 
De acordo com o autor, a pesquisa teve início quando ele observou o alto índice de evasão nos cursos de EaD que coordenava. Na busca pela resposta, o professor desenvolveu sua tese de doutorado, que foi posteriormente ampliada, a pedido da Capes, para a obra atual na qual considera a EaD em âmbito nacional. "Nesse trabalho, eu tentei mapear e, tínhamos que partir de algum canto, principalmente dos atores que compoem a EaD" contou o professor Ricardo Nogueira, se referindo aos coordenadores, tutores e alunos dos cursos. "Conseguimos mapear na visão dos alunos, validado primeiramente na visão dos coordenadores, o que poderia estar gerando isso [a evasão] e desenvolvermos uma obra que pudesse contemplar esses pontos principais", detalhou o pesquisador.
 
Responsável pela publicação da obra, o diretor da Edua, professor Sérgio Freire, ressaltou o compromisso da editora em dar o retorno à sociedade sobre as pesquisas e o conhecimento produzido pela Ufam. "A função da editora é transformar esse conhecimento trabalhado, que veio da sociedade, devolver esse conhecimento para a sociedade, que a financia", expôs. "Todo trabalho acadêmico produzido na Universidade tem a acolhida da Editora para seja processado e seja devolvido à sociedade que o financiou", disse o diretor. 
 
O representante da Capes, professor Luiz Lira, parabenizou o professor da FES pelo trabalho e abordou a necessidade de se considerar a evasão a todo o momento e não somente na conclusão dos cursos de EaD. "Esse é um tema que tem que ser trabalhado a cada virada do semestre, esse é o meu pensamento. Não só na modalidade a distância, mas também na presencial", defende Lira.
 
Para confirir a cerimônia de lançamento completa, acesse o canal da Ufam no Youtube. 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página