Página inicial > Notícias Destaque > Reitor inaugura novo prédio da Biblioteca do Setor Sul na próxima sexta-feira, 30

Publicado: Terça, 27 de Abril de 2021, 16h48 | Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 17h55 | Acessos: 2513

Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

Projetado para atender mais de sete mil usuários Pergamum da graduação e da pós-graduação, o novo prédio da Biblioteca do Setor Sul da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) será inaugurado na próxima sexta-feira, 30, às 10h, pelo reitor, professor Sylvio Puga, em cerimônia online. Acompanhe a solenidade, acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=-AcU-mG5FAE

De acordo com a diretora da Biblioteca Central, TAE Célia Alexandre de Lira, o novo prédio homenageia a bibliotecária Iridéa Simonetti de Melo, pela relevância de seu trabalho junto a Universidade. Dentre as novidades de inovação tanto de infra-estrutura quanto de serviços, o novo prédio foi construído visando maior adequação entre o ambiente e a atividade de leitura, permitindo com que o leitor relaxe em momento aprazível. É o caso dos espaços do silêncio e do descanso, cita a gestora.

A diretora conta que a Biblioteca do Setor Sul deu um salto no aspecto da infra-estrutura, saindo de um espaço de 500 metros quadrados para 4,3 mil, triplicando seu espaço de atuação e melhorando os serviços de atendimento. Isso vem contribuir no sentido dos cursos tanto de graduação quanto de pós-graduação atender a avaliação do Ministério da Educação (MEC), na verificação das condições de funcionamento dos cursos. Com isso podem trabalhar os indicativos, fazendo suas melhorias e adequações, ressaltou a gestora.

Orçado em R$ 5,9 milhões, o novo prédio fica localizado próximo à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul do Campus Sede. De acordo com a diretora, o prédio terá quatro pavimentos, nos quais funcionarão armazéns (recintos para disposição das obras), salas de estudo, salas de atendimento, salas de videoconferência, acervo de periódicos, banheiros, copa, copiadora, lanchonete e salas técnicas. Cada piso terá uma área de aproximadamente 1.000 metros quadrados.

Acervo & Demanda

O prédio terá um acervo em torno de 20 mil títulos e 56 mil exemplares, sendo este dividido entre livros, periódicos, TCCs, dissertações e teses. Segundo a gestora do Sistema de Bibliotecas da Ufam (Sistebib), TAE Célia de Lira, o avanço é evidente, isso porque, depois de concluída a obra, o espaço disponível será mais de quatro vezes maior que os cerca de mil metros quadrados da edificação atualmente utilizada para a mesma finalidade.

Em detalhe, estes cursos são os que usufruirão mais diretamente do acervo: Agronomia, Fisioterapia, Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer, Bacharelado em Treinamento Esportivo, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Farmácia, Licenciatura em Ciências Agrárias, Licenciatura em Educação Física (diurno e noturno), Odontologia, Psicologia e Zootecnia. Além deles, os Programas de Pós-graduação em Agronomia Tropical, Biotecnologia, Ciência Animal, Ciência Pesqueira nos Trópicos, Ciências Farmacêuticas, Ciências Florestais e Ambientais, Diversidade Biológica, Imunologia Básica e Aplicada, Inovação Farmacêutica, Odontologia e Psicologia. Ao todo, as cinco unidades acadêmicas já instaladas no Setor Sul e mais a Faculdade de Odontologia, quando esta for instalada no Campus Sede.