Consad aprova relatório de gestão da Ufam 2020
Relatório segue, em breve, para apreciação do Conselho Diretor
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
O Conselho de Administração da Universidade Federal do Amazonas (Consad/Ufam) aprovou, nesta terça-feira, 13, o relatório de gestão 2020 da Ufam. Confira a reunião, na íntegra, nos links Reunião Consad 13/4 - manhã, Reunião Consad 13/4 – tarde, Reunião Consad 14/4 – manhã e Reunião Consad 14/4 – tarde.
Relatoria
O documento, elaborado pela equipe da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, teve como relatora a professora Ana Cláudia Fernandes Nogueira, que também é diretora do Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, unidade acadêmica da Ufam no município de Humaitá.
Ela comentou os reflexos da pandemia de Covid-19 nas atividades universitárias. “Diante do novo cenário mundial, causado pela pandemia, em razão do vírus SARS-Cov-2, o Relatório de Gestão 2020 da UFAM apresenta à comunidade acadêmica e à sociedade as ações realizadas e as dificuldades encontradas em 2020 pela Universidade, com vista a buscar novas ferramentas e tecnologias que possibilitem que a Ufam continue contribuindo com a sociedade e sendo referência na região Norte”.
Orçamento 2020
O reitor e presidente do Consad, professor Sylvio Puga, ressaltou, no relatório, que o orçamento da Universidade em 2020, foi, inicialmente, de R$ 732.287.511,00, sendo R$ 660.186.069,00 para a UG/FUA/Ufam e R$ 72.101.442,00 para a UG HUGV. Após as suplementações, passou a ser de R$ 858.797.972,00, sendo R$ 776.660.581,00 para a UG/FUA/Ufam e R$ 82.137.391,00 para a UG HUGV.
Enfrentamento da pandemia e solidariedade
Após a aprovação do relatório, ele também comentou as respostas institucionais aos tempos marcados pela Covid-19. “Em um ano atípico, em razão da COVID-19, todos os segmentos da Ufam buscaram alinhar ações no enfrentamento da pandemia. Destaque-se o papel do Comitê Interno de Enfrentamento ao Surto Epidemiológico de Combate ao Coronavírus e dos subcomitês (CLBIO), bem como do Grupo de Trabalho Operacional (GTO), nas indicações para o Plano de Biossegurança da UFAM, um instrumento fundamental para o momento em que vivemos. Eu também desejo destacar que me solidarizo com os familiares dos 121 membros da nossa comunidade universitária que morreram em virtude da COVID-19 ao longo de 2020 e de 2021”, ressaltou o gestor.
Encaminhamentos
O relatório será encaminhado para apreciação do Conselho Diretor e do Conselho Universitário (Consuni), em datas a serem informadas em breve.
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