Página inicial > Notícias Destaque > Doutorando da Ufam é selecionado para o 'Diálogo Nobel Brasil', da Academia Brasileira de Ciências

Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 15h13 | Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2021, 14h07 | Acessos: 1568

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas, Daniel Oscar Pereira Soares, foi selecionado para participar do evento virtual ‘Diálogo Nobel Brasil/2021 – O valor da ciência’ da Academia Brasileira de Ciências. O processo de seleção contou com candidatos indicados por universidades públicas, confessionais e privadas de 23 estados e do Distrito Federal.

Mais de 170 candidatos foram indicados por 90 universidades brasileiras para o processo de seleção de 40 representantes no evento. O estudante vai representar não apenas a Ufam, mas os estudantes universitários do Estado. Ele é o único representante do Amazonas selecionado a participar do evento que terá uma sessão plenária e duas mesas-redondas com os ganhadores do prêmio Nobel, May-Britt Moser (Nobel de Medicina em 2014) e Serge Haroche (Nobel de Física em 2012). O discente foi selecionado a participar da mesa-redonda com o Nobel Serge Haroche e terá a oportunidade de fazer uma pergunta ao cientista.

O evento virtual ‘Diálogo Nobel Brasil/2021 - O valor da Ciência’ ocorre na próxima semana, no dia 8, das 10h às 13h30 (horário de Brasília) com transmissão no YouTube do Nobel Prize. A interação dos estudantes com os laureados será em inglês, sem tradução simultânea, será oferecida apenas para o público acompanhando pelo YouTube.

O doutorando afirmou que é um grande privilégio ter sido selecionado para um evento da Academia Brasileira de Ciências. “Venho de uma família do interior do estado do Amazonas, nasci em Autazes, e a educação dos filhos foi a razão pela qual minha mãe se mudou para Manaus, então este momento tem um significado muito especial para mim e para a minha família. Sou graduado em Agronomia na Ufam, fiz meu mestrado e estou terminando meu doutorado em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas, também participei do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior na Universidade de Massachussets – Umass/Amherst nos Estados Unidos. É uma grande honra poder representar a Universidade Federal do Amazonas e o estado do Amazonas neste evento, nunca imaginei poder participar de uma reunião e poder interagir com dois vencedores do Prêmio Nobel, é uma realização pessoal e profissional, espero poder aproveitar o evento para aprender o máximo possível e usar minha participação para tratar de problemas que enfrentamos em nossa região. Seremos 40 jovens espalhados pelo Brasil participando deste evento, jovens que valorizam a ciência, sendo que estamos apenas iniciando nossa trajetória, quem sabe no futuro seremos nós os vencedores de prêmios importantes? Eu espero que sim, é preciso sempre acreditar nos nossos sonhos. Gostaria de agradecer à minha mãe, por todo o esforço realizado, e ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical, à Universidade Federal do Amazonas e a Academia Brasileira de Ciências, por possibilitarem essa experiência única e que com toda a certeza será inesquecível” afirmou Daniel Oscar Soares.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical (PPGATR) da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam, professora Sônia Maria Figueiredo Albertino, que também é orientadora do doutorando Daniel Oscar Soares, explica que o fato de o discente ter sido selecionado como representante regional, entre 170 indicações de 90 universidades públicas e privadas de todo o Brasil, para participar do evento, é de grande relevância para o Programa “essas ações são bem avaliadas pela CAPES em vários indicadores da avaliação, tais como nos itens Impacto social e cultural, Inserção regional e nacional, Internacionalização e Visibilidade do PPGATR, além de ser um incentivo aos demais discentes do Programa, tendo em vista que Daniel Oscar teve a oportunidade de realizar seu Doutorado-Sanduíche com cota de bolsa do PPGATR, por meio do Programa Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), na Universidade de Massachussets – Umass/Amherst/USA, a quarta melhor Universidade de Agricultura do mundo e a primeira dos Estados Unidos, de acordo com a US News e a World Report (2020)”, destacou a coordenadora.