Página inicial > Notícias Destaque > Em consulta à comunidade, professor Sylvio Puga é reeleito com 50,64% dos votos válidos para o cargo de reitor da Ufam (quadriênio 2021-2025)

Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 20h16 | Última atualização em Terça, 06 de Julho de 2021, 16h12 | Acessos: 2706

O atual reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, e a professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, da chapa “Experiência para decidir, coragem para fazer", foram eleitos com 50,64% dos votos válidos em consulta pública para a escolha de reitor e de vice-reitora da Ufam (quadriênio 2021-2025). A apuração aconteceu na noite desta quinta- feira, 25 de março, no canal do Youtube da Associação dos Docentes da Ufam (Adua).

Ao todo, foram recebidos 9405 votos, sendo 1678 de professores, 1377 de técnico-administrativos e 6350 de estudantes. Foram ainda registrados 50 votos em branco e 80 votos nulos. A chapa 21 “Ufam+” , que teve como candidato a reitor o professor Marco Antônio de Freitas Mendonça e o professor Raimundo Ribeiro Passos, como candidato a vice-reitor, recebeu 49,36% dos votos; a chapa 33 “Experiência para decidir, coragem para fazer”, que teve como candidatos o professor Sylvio Puga e a professora Therezinha Fraxe, como candidata à vice-reitora, recebeu 50,64% votos da comunidade universitária.

De acordo com a presidente da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária para o cargo de reitor (a) e vice-reitor (a) da Ufam, professora Iolete Ribeiro, há ainda o prazo recurso, dia 26 de março, e a previsão, de acordo com o Edital, é que resultado final da consulta seja apresentado à comunidade acadêmica dia 29 de março. “A Comissão avalia, até o momento, que o processo de consulta, especialmente, no segundo turno ampliou a participação da comunidade acadêmica e isso é muito importante para qualificar o resultado da consulta. Isso implica em um maior compromisso individual com as questões coletivas da Universidade”, enfatizou.

A Comissão encaminhará o resultado final para ser homologado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni/Ufam). Com esse resultado, o Consuni deverá se reunir para definir detalhes da lista na qual constarão os eleitos que seguirão para nomeação pelo presidente da República. O pleito, em razão da pandemia, ocorreu de forma remota.

Eleitos

O reitor reeleito, professor Sylvio Puga, agradeceu a Comissão Eleitoral, formada pelas Entidades Representativas da Ufam, e a comunidade universitária. “De forma republicana, a Comissão fez um trabalho irretocável desde a sua formação, incluindo a condução dos debates. Quero agradecer a toda a comunidade acadêmica que participou de forma efetiva deste tão importante processo de consulta. Finalizado o processo, agora, temos que trabalhar não mais com chapas, mas em favor da Ufam. Eu, reitor reeleito, e a professora Teca Fraxe, vice-reitora eleita, vamos ouvir todos da nossa comunidade, sem exceção, para que nós possamos pensar efetivamente para nossa segunda gestão. Portanto, agradeço a todos e o que há é uma única Ufam. A Ufam que nós amamos e defendemos. Para esta gestão, a Ufam terá um reitor mais próximo da comunidade”, destacou.

A vice-reitora eleita, professora Therezinha Fraxe, reiterou a unidade da Ufam. “ É nessa única Ufam, da capital e dos campus do interior, que estaremos juntos com os discentes, docentes e técnicos- administrativos. Agradeço a todos pelos votos e pela esperança depositada a mim e ao professor Sylvio Puga”, finalizou.