Página inicial > Notícias Destaque > ICE realiza colação de grau por videoconferência e diploma novos profissionais

ICE realiza colação de grau por videoconferência e diploma novos profissionais

Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 09h34 | Última atualização em Quinta, 25 de Março de 2021, 09h35 | Acessos: 1380

Ao todo, 13 formandos receberam outorga de grau dos Cursos de Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam). O reitor em exercício, professor Jacob Cohen, presidiu a sessão solene, que foi divida com o diretor do Instituto, em exercício, professor Túlio de Orleans Gadelha Costa.

A professora Márcia Brandão de Oliveira, paraninfa oradora dos cursos, disse que acompanhou diariamente o sonho dos formando na conclusão dos cursos, e de sua importância. Ela chama a atenção pela marca recorde que o Brasil alcançou na pandemia da covid-19 que fez lembrar do abalo que abateu o ICE com a perda o professor Nilomar Vieira de Oliveira, personagem crucial, em sua opinião, no desenvolvimento do ensino superior no Amazonas. Crença, ética e ação foram palavras classificadas pela professora como itens para o exercício profissional que se inicia, considerando elementar para obtenção de respeito e dignidade. No final, parabenizou a todos, desejando sucesso e felicidades.

Ao participar de uma formatura, o diretor em exercício do ICE, professor Túlio de Orleans Gadelha Costa, acredita que é o melhor momento de sua responsabilidade, pois segundo ele, é uma etapa final para início de outra. Ele lembra que o ICE coloca no mercado de trabalho vários profissionais há décadas e é uma honra para a gestão comemorar esse momento. Nesse instante, o diretor conclama aos recém formados o retorno à Universidade, no sentido de, qualificação nos programas de pós-graduações ofertados, e, justifica que a Universidade está de braços abertos para recebê-los. Apesar de tudo isso, o professor lamenta a carência de profissionais no ensino básico, principalmente, os licenciados em Química e Física. Ele destacou e fez homenagem ao professor Nilomar Vieira de Oliveira, que partiu em conseqüência da covid-19, pela qual comenta o diretor, ceifou vidas de amigos, pessoas próximas e parentes. No final, o diretor parabenizou os novos formados por ter completado mais um ciclo de suas existências.

O reitor em exercício, professor Jacob Cohen, pontuou em pronunciamento de encerramento da sessão solene, a perda do professor Nilomar Vieria de Oliveira daquele instituto o qual causou muita comoção sua ida precoce; e se solidarizou a esse momento tristeza para a Universidade. Dirigindo-se aos recém-formandos afirmou que, “apesar do momento difícil, é necessário a superação em todos os momentos”, e desejou-lhes a felicidade na profissão que escolheram.

O reitor reitera o compromisso da Universidade no oferecimento de cursos de pós-graduação para os novos profissionais nas áreas de lato sensu e stricto sensu, como processo de qualificação e melhoramento do exercício da profissão. O professor assegurou que os ensinamentos dados pelo professores ao longo da graduação devem ser seguidos, colocando primeiramente, a ética como cursor a ser conduzido. No entanto, ele enfatiza que sem ela não se pode chegar a lugar nenhum, e alerta para as concessões gratuitas, porque sem o cumprimento da ética, o profissional poderá chegar ao desastre e a própria infelicidade.

Relação de formandos dos cursos do ICE:

Estatística- Bacharelado

Isabelle Jardim Felix