Página inicial > Notícias Destaque > Flet realiza colação de grau por videoconferência a 10 novos profissionais

Flet realiza colação de grau por videoconferência a 10 novos profissionais

Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 09h45 | Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 09h17 | Acessos: 698

Presidida pelo reitor em exercício, professor Jacob Cohen, a sessão de outorga de grau ocorrida nesta segunda-feira, 22, em videoconferência, conferiu a diplomação de novos profissionais dos cursos de Licenciaturas Letras em Língua e Literatura Espanhola, Inglesa e Japonesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam). O reitor estava acompanhado pelo diretor da Faculdade, professor Cássio José Ferreira.

Na ocasião, o paraninfo e orador dos cursos, professor Saturnino Valadares, de origem espanhola, chegou a Manaus em 2013 e confessou que integrar a Ufam foi um dos melhores tropeços de sua caminhada, considerando que a vida dá oportunidade de ensinar a cada dia o que sempre foi sua paixão: a literatura. Valadares lembra que na época da graduação foi orador da turma que guarda com orgulho e honra, e pensa que ser paraninfo e orador é um presente de vida.

Ele afirmou acreditar que os novos licenciados são parte da elite cultural do Brasil, do futuro, e serão os responsáveis pela educação, assim como, sua melhoria. O professor fez uma ressalva no que diz respeito ao desprezo à área de Letras, a qual deveria ser protegida, pois não dão importância a língua, a literatura e a cultura. Proferindo um poema do livro de sua autoria intitulado “Vagalumes do meio-dia”, parafraseou o ritual de saída e início da nova jornada.

O diretor da Flet, professor Cássio José Ferreira, disse que a Universidade deve ser lembrada através da memória adquirida durante o percurso da graduação que deve ser misturada aos sentimentos como de dor, de alegria, de luta e outros, permitindo assim, o revigoramento como argumento para seguir adiante. Ele acredita que a partir da nova etapa em que os novos licenciados vivenciarão, será possível galgar mais um de grau, dentro do processo formativo, assim como, manusear e compartilhar o conhecimento para suprir as dificuldades a serem enfrentadas. No final, Cássio Ferreira desejou sucesso a todos os licenciados para a nova caminha, lembrando que a superação é o meio para enfrenta às dificuldades.

Em discurso de encerramento da sessão de outorga, o reitor em exercício, professor Jacob Cohen, destacou: “Letras lembram palavras, e nada melhor do que palavras para o convencimento”, foi assim que conceituou a palavra como o meio de convencimento social para tomada de decisão e, lembra o momento atual de governança em que não se dá importância a verdade, mas ao imperativo do negacionismo. Com isso, relatou, “perdemos muitos servidores, entre professores, discentes e técnicos administrativos”.

Ele conta que a colação de grau é um momento importante, pois é motivo para comemoração e, desejou a felicidade na profissão escolhida. “Nunca se afastem de uma coisa muito importante chamada ética profissional. Sem ela, ninguém consegui chegar a lugar nenhum. Vocês não conseguirão dormir tranqüilos em seus travesseiros. Não façam concessões gratuitas nas suas profissões”, disse o professor que credita nos novos licenciados e que possam tornar seus sonhos em realidade. Assim finalizou o reitor em exercício, professor Jacob Cohen.

FORMANDA DO CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA

AMANDA PIMENTEL DA SILVA REIS