Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Flet realiza colação de grau por videoconferência a 10 novos profissionais
Início do conteúdo da página

Flet realiza colação de grau por videoconferência a 10 novos profissionais

Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 09h45 | Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 09h17 | Acessos: 752

Presidida pelo reitor em exercício, professor Jacob Cohen, a sessão de outorga de grau ocorrida nesta segunda-feira, 22, em videoconferência, conferiu a diplomação de novos profissionais dos cursos de Licenciaturas Letras em Língua e Literatura Espanhola, Inglesa e Japonesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam). O reitor estava acompanhado pelo diretor da Faculdade, professor Cássio José Ferreira.

Na ocasião, o paraninfo e orador dos cursos, professor Saturnino Valadares, de origem espanhola, chegou a Manaus em 2013 e confessou que integrar a Ufam foi um dos melhores tropeços de sua caminhada, considerando que a vida dá oportunidade de ensinar a cada dia o que sempre foi sua paixão: a literatura. Valadares lembra que na época da graduação foi orador da turma que guarda com orgulho e honra, e pensa que ser paraninfo e orador é um presente de vida.

Ele afirmou acreditar que os novos licenciados são parte da elite cultural do Brasil, do futuro, e serão os responsáveis pela educação, assim como, sua melhoria. O professor fez uma ressalva no que diz respeito ao desprezo à área de Letras, a qual deveria ser protegida, pois não dão importância a língua, a literatura e a cultura. Proferindo um poema do livro de sua autoria intitulado “Vagalumes do meio-dia”, parafraseou o ritual de saída e início da nova jornada.

O diretor da Flet, professor Cássio José Ferreira, disse que a Universidade deve ser lembrada através da memória adquirida durante o percurso da graduação que deve ser misturada aos sentimentos como de dor, de alegria, de luta e outros, permitindo assim, o revigoramento como argumento para seguir adiante. Ele acredita que a partir da nova etapa em que os novos licenciados vivenciarão, será possível galgar mais um de grau, dentro do processo formativo, assim como, manusear e compartilhar o conhecimento para suprir as dificuldades a serem enfrentadas. No final, Cássio Ferreira desejou sucesso a todos os licenciados para a nova caminha, lembrando que a superação é o meio para enfrenta às dificuldades.

Em discurso de encerramento da sessão de outorga, o reitor em exercício, professor Jacob Cohen, destacou: “Letras lembram palavras, e nada melhor do que palavras para o convencimento”, foi assim que conceituou a palavra como o meio de convencimento social para tomada de decisão e, lembra o momento atual de governança em que não se dá importância a verdade, mas ao imperativo do negacionismo. Com isso, relatou, “perdemos muitos servidores, entre professores, discentes e técnicos administrativos”.

Ele conta que a colação de grau é um momento importante, pois é motivo para comemoração e, desejou a felicidade na profissão escolhida. “Nunca se afastem de uma coisa muito importante chamada ética profissional. Sem ela, ninguém consegui chegar a lugar nenhum. Vocês não conseguirão dormir tranqüilos em seus travesseiros. Não façam concessões gratuitas nas suas profissões”, disse o professor que credita nos novos licenciados e que possam tornar seus sonhos em realidade. Assim finalizou o reitor em exercício, professor Jacob Cohen.

 

FORMANDA DO CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA

AMANDA PIMENTEL DA SILVA REIS

 

FORMANDA DO CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA INGLESA

MAISA MOREIRA CARDOSO

 

FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA JAPONESA

BRUNA DE AGUIAR AZEVEDO

BRUNA PAIVA VIANA

CAMILA CARVALHO DOS ANJOS

DELL IKARO DE MELO PEREIRA

MARIA CRISTINA BARBOSA TAVARES

SARAH MICAIA BENEVIDES FIGUEIRA

SAYURE SOUZA DE ABREU

TAINNAH RIBEIRO DOS SANTOS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página