Página inicial > Notícias Destaque > ICB realiza solenidade de outorga de grau online dos cursos de Biotecnologia e Ciências Naturais

Publicado: Segunda, 22 de Março de 2021, 14h34 | Última atualização em Segunda, 22 de Março de 2021, 14h34 | Acessos: 1066

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou na manhã desta segunda-feira, 22, cerimônia de outorga de grau a distância de formandos dos cursos de Biotecnologia e Ciências Naturais do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), referente ao 1º semestre de 2020. Em razão da pandemia do coronavírus a Universidade, a partir de decreto do Governo Federal, passou a utilizar a ferramenta virtual para realizar a outorga de grau de 2020.

O reitor em exercício da Universidade Federal do Amazonas, professor Jacob Moysés Cohen, presidiu a sessão solene do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam, que contou com a participação da diretora do ICB, professora Rozana de Medeiros Sousa Galvão, do paraninfo do curso de Biotecnologia, professor Diego Sotero de Barros Pinangé, do patrono do curso de Biotecnologia, Edson Junior do Carmo, do patrono do curso de Ciências Naturais, professor Takeshi Matsuura, da homenageada com o nome da turma de Biotecnologia, professora Sônia Maria da Silva Carvalho e o homenageado com o nome da turma de Ciências Naturais, professor Marcelo Menin (in memoriam).

O professor Jacob Cohen, destacou que o momento é de tristeza pelas perdas de amigos, servidores e de pacientes que estão nos hospitais, mas é um momento de alegria para os formandos do ICB. “Apesar de ser um dia de muita tristeza para todos nós é um dia de alegria para os formandos. Parabéns pelo empenho de vocês como também dos professores e técnicos do ICB, que durante uma extensa jornada chegam neste último ato da graduação, com o sentimento de dever cumprido. Vocês estão levando um legado de conhecimento que o Instituto proporcionou a cada um. É uma colação inédita para vocês porque algumas situações tradicionais, como jogar o capelo, não é possível no formato online”, disse o reitor em exercício Jacob Cohen.

Um momento marcante no evento foi no pronunciamento da diretora do ICB, Rozana Galvão, ao pedir um minuto de silêncio para as vítimas da pandemia do coronavírus. Ela destacou a importância de estar participando de um momento especial na vida dos formandos. “Estamos felizes pela conquista de vocês. É mais uma etapa vencida em um momento difícil por qual passamos. Desejo que todos vocês se destaquem na vida profissional”, disse a diretora do ICB, professora Rozana Galvão.

O orador das turmas, o licenciado em Ciências Naturais, Aluan Magalhães Machado afirmou que é preciso não desistir de seus objetivos. “Quando entramos na universidade é como um bebê que está aprendendo a andar. Assim como o bebê pode cair, nós também poderíamos desistir no primeiro semestre. Mas como o bebê não desiste de andar nós também insistimos em continuar. O caminho foi longo, mas chegamos neste dia importante pra cada um. Colar grau no dia 19 de agosto de 2020, talvez não fosse fazer tão sentido quanto fez colar grau hoje. Apesar de toda a tristeza que assolou o País, conseguimos ser ainda mais fortes e terminamos remotamente o último período enquanto vidas estavam sendo perdidas por conta da pandemia, como do amado professor Marcelo Menin. Nossa eterna gratidão ao professor. Agradecemos a todos os que nos ajudaram em nossa caminhada como inúmeros professores e familiares”, afirmou o licenciado Aluan Machado.

Formados do curso de Biotecnologia

1. ANGELO BARROS ALEXANDRE