Candidatos à reitoria da Ufam participam de debate on-line nesta sexta-feira, 19, a partir das 19h
Evento será transmitido ao vivo no YouTube e Facebook da Adua e no Facebook da Ufam e do Sintesam
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
A Comissão de consulta à comunidade universitária para a escolha do reitor e do (a) vice-reitor (a) da Ufampromove, na noite desta sexta-feira, 19, debate entre os candidatos que disputam o segundo turno para a reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Participam do debate virtual os candidatos Marco Antônio Freitas Mendonça, da chapa 21 “Ufam +” e Sylvio Puga, da chapa 33 “Experiência para Decidir, Coragem para Fazer”. No primeiro turno da Consulta à comunidade universitária, o professor Sylvio Puga obteve 43,77% dos votos válidos e o professor Marco Antônio recebeu 32,33%.
O debate do 2° turno poderá ser acompanhado através das páginas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) no Facebook e do canal da Adua no You Tube .
A votação do segundo turno está agendada para os dias 24 e 25 de março.
Regras do debate
As regras do 2º debate foram definidas em reunião virtual conjunta, ocorrida nesta quarta-feira (17), entre a Comissão da Consulta e os representantes das chapas inscritas.
Pelo artigo 13 do Regimento da Consulta, o debate tem como objetivo dar oportunidade aos (às) candidatos (as) de apresentarem e defenderem suas propostas e ideias de gestão. Todos (as) os (as) candidatos (as) terão as mesmas condições de tempo e exposição. Na ausência do candidato ou impedimento por dificuldade de conexão, o (a) candidato (a) a vice-reitor (a) poderá representar a chapa.
Blocos
O debate será dividido em cinco blocos. O primeiro bloco terá a duração de 10 minutos e será dedicado à apresentação dos candidatos. Cada candidato fará uma exposição de até cinco (5) minutos a respeito de seus planos de trabalho. Inicialmente será feito o sorteio da ordem das falas que valerá para todos os blocos. O candidato sorteado para falar primeiro será denominado de candidato A e o outro será o candidato B.
O bloco 2 terá a duração de 20 minutos e consistirá na Rodada de temas pré-selecionados e sorteados. Autonomia universitária, ensino, pesquisa, extensão, concepção de universidade pública, financiamento, assistência estudantil, estrutura multicampi, esporte, arte e cultura pela universidade, qualidade de vida da comunidade universitária estão entre os temas a serem debatidos no bloco.
Os Blocos 3 e 4 terão a duração de 14 minutos cada e serão dedicados aos Círculos de perguntas/respostas entre os candidatos (a). O quinto bloco será voltado às considerações finais e cada candidato terá 5 minutos para pronunciamento.
Confira as regras do debate do segundo turno na íntegra.
Redes Sociais