Página inicial > Notícias Destaque > FCA outorga grau a novos profissionais na área de Ciências Agrárias

FCA outorga grau a novos profissionais na área de Ciências Agrárias

Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 20h06 | Última atualização em Segunda, 15 de Março de 2021, 20h23 | Acessos: 600

Por Sebastião Oliveira
Equipe Ascom

A cerimônia transmitida por videoconferência conferiu a outorga de grau de 3 novos profissionais dos cursos das Engenharias de Alimentos, Pesca e Florestal da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam). A solenidade ocorreu nesta segunda-feira, 15, e teve sessão presidida pelo reitor em exercício, professor Jacob Cohen, com a participação da diretora da Faculdade, professora Maria Tereza Gomes Lopes.

"Apesar de passarmos por momentos difíceis em que deixou nossos corações fragmentados com partidas de entes queridos, a colação de grau é o momento que traz muitas alegrias", foi assim que professora Antônia Queiroz Lima de Souza, paraninfa dos cursos, iniciou seu pronunciamento em que se disse orgulhosa em fazer parte da caminhada que os formandos iniciaram até a chegada da  colocação de grau dos novos profissionais das engenharias agrárias. O esforço com intuito de uma melhor formação é o foco dos professores, que acreditam que serão os melhores no mercado de trabalho. Ela lembrou que quando iniciaram as graduações, os alunos não conheciam suas profissões e como ela poderia inferir nas suas vidas. A professora considerou a colação de grau o início de uma nova jornada e desejou aos formandos um bom desempenho na vida profissional.

A diretora da FCA, professora Maria Tereza Gomes Lopes,  lembrou da trajetória dos alunos, desde o ingresso, repleto de novidades, expectativas e sonhos, associados a desafios e aprendizagem, até a colação de grau. A docente acredita que a caminha foi longa e difícil de percorrer, no entanto, tudo isso foi convergido para esse momento de vitória. Ela alerta para que tenham consciência de que a vida é um aprendizado constante, e que no processo de aperfeiçoamento profissional terão que fazer escolhas certas, utilizando à ética, responsabilidade e dedicação. “A nossa Universidade é diferenciada na Região Norte por cumprir sua missão educativa, de formar e informar por meio do desempenho com qualidade de suas funções de Ensino, Pesquisa e Extensão, completou a diretora.

Durante seu discurso de encerramento, o reitor em exercício, professor Jacob Cohen, disse que a Administração Superior se sente muito honrada quando esta realizando uma cerimônia de colação de grau, apesar de tempos difíceis com perdas substanciais e irreparáveis de membros da comunidade, existem momentos como o da colação de grau. Ele conta que, desde janeiro deste ano, já foram colocados no mercado de trabalho mais de 100 profissionais nas mais diversas áreas do saber, e que com essa estatística, a Universidade cumpri sua missão. O reitor disse também que, além de bacharelados, os formandos levam consigo o conhecimento do empreendedorismo, pois, esses por sua vez, estão ligados a área do setor primário na Região Amazônica, a qual necessita da expertise dos novos profissionais.

O professor acredita que a tecnologia e o saber estão relacionados diretamente aos cursos das engenharias agrárias, o que confirma ao Brasil seu status de um dos maiores produtores de alimentos do mundo. O reitor em exercício pontua o dever cumprido pela Ufam, desejou a todos muita felicidade, lembrando para que não esqueçam da ética e não façam concessões gratuitas, para que, no futuro, possam dizer que valeu a pena. Com essas palavras o reitor em exercício encerrou a cerimônia de outorga de grau da FCA.

Relação de formandos:

Engenharia de Alimentos