Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Atividades acadêmicas e administrativas foram e vêm sendo mantidas por meio de sistema remoto desde a publicação do documento
Início do conteúdo da página

Atividades acadêmicas e administrativas foram e vêm sendo mantidas por meio de sistema remoto desde a publicação do documento

Publicado: Sábado, 13 de Março de 2021, 13h37 | Última atualização em Sábado, 13 de Março de 2021, 14h02 | Acessos: 1785

Portaria nº 626, de 13 de março de 2020 se baseou no alerta para pandemia do coronavírus, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e na orientação do Comitê Institucional no combate à covid-19. Na mesma data, em 13 de março, Manaus registrou o primeiro caso da doença que até hoje, vitimou 11.482 pessoas somente no Amazonas.

 

No dia 13 de março do ano passado, considerando a declaração de pandemia de coronavírus, a Universidade Federal do Amazonas tomou a decisão de suspender as atividades presenciais acadêmicas e administrativas visando ao não contato entre pessoas da comunidade.  A medida seguia a principal orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), respeitada pelo Comitê Interno de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus instituído pela Administração Superior, que apontava como principal meio de transmissão, o contato com secreções contaminadas: gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro, bem como o acesso à boca, olhos ou nariz depois do toque em objetos ou superfícies também contaminadas. 

De um ano para cá, a Ufam perdeu 118 pessoas da comunidade: TAEs, professores e alunos. Deste total, 18 são do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh), que sendo linha de frente no atendimento no âmbito da saúde, atendeu milhares de casos de vítimas da covid-19 fazendo jus ao seu papel de salvar vidas.   

Passados mais de 365 dias, a Universidade manteve atividades possíveis de serem realizadas de maneira remota, ou seja, não presencial, incluindo administrativas com uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Foram mais de 260 ações promovidas na graduação, pós-graduação e extensão. Entre eles o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para os quais professores foram capacitados, testagem em massa da comunidade comunitária e até mesmo onde a Ufam mantém campus, pesquisas de ponta que basearam, inclusive, tomadas de decisão governamentais. 

Mesmo sem previsão de quando o País sairá da condição de ambiente pandêmico, a iniciou as ações de sinalização das unidades acadêmicas na sede (Manaus) e fora dela, Icsez, Icet, IEAA, INC e ISB, bem como aprovou a retomada das atividades acadêmicas para o próximo dia 29 de março, também em regime remoto. 

Atualmente, o Amazonas registra 11.482 mortes, 330 mil casos e 279 mil outros diagnósticos positivos para a covid-19.

 

Acesse também: Confira as ações da Ufam no enfrentamento da pandemia 

registrado em:
Fim do conteúdo da página