Página inicial > Notícias Destaque > Faced realiza colação de grau de formandas do curso de Pedagogia

Faced realiza colação de grau de formandas do curso de Pedagogia

Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 09h10 | Última atualização em Quinta, 11 de Março de 2021, 09h12 | Acessos: 985

Ao todo, 7 formandas do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) receberam a outorga de grau do reitor em exercício, professor Jacob Cohen, o qual presidiu a sessão solene ocorrida na tarde desta quarta-feira, 10, por videoconferência. A pró-reitora adjunta de Ensino e Graduação, Vanessa Klisia Ferreira, e a diretora da Faculdade, professora Silvia Cristina Conte Nogueira, também participaram da cerimônia de colação de grau.

A professora Maria de Jesus Campos Soares Belém, paraninfa do curso, em seu discurso, enfatizou às formandas sobre a necessidade de serem autoras de suas experiências como professoras, e que vivam a profissão com intensidade: "A escola é um lugar de cultivar o pensamento crítico, e que isso seja motivo do diálogo constante. As perguntas oriundas dos questionamentos devem ser toleradas pelo profissional da educação, e que ele entenda que isso deve ser bem-vindo".

Vivemos em tempos difíceis, tempos em que o luto e a luta exigem de nós o 'esperançar' de Paulo Freire”, foi assim que se pronunciou a diretora da Faced, professora Silvia Cristina Conte Nogueira, que explicou o pensamento do educador-filósofo quanto a questão da esperança como processo transformador. “Na Faculdade de Educação, nós 'esperançamos' em nome de todas as vidas perdidas na pandemia. Professora Ágida! Presente”, disse a docente, que mencionou ainda outras vítimas da covid-19 que marcaram pela suas atuações. Ela parabenizou as formandas pela conclusão do curso, e lhes desejou felicidades pelo término do ciclo formativo, considerando como ponto de partida para novos desafios.

A pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Vanessa Ferreira, disse que é uma honra compartilhar a alegria dos familiares e amigos, no momento vivenciado pelas formandas. Em memória da professora Ágida Cavalcante dos Santos, Ferreira agradeceu pela contribuição no curso de Pedagogia e a Faced pelo compromisso do ensino, pesquisa e extensão e por apresentar à sociedade novas profissionais prontas para ingressar no mercado de trabalho. “Em nome da Proeg, nossos votos de sucesso e um abraço a cada uma de vocês”, finalizou a pró-reitora adjunta.

Após cumprimentar as autoridades presentes, o reitor em exercício, professor Jacob Cohen, parabenizou as sete formandas que disse que a graduação não é o final, mas o início de um processo contínuo profissional, e que as mesmas tenham consciência de que não se deve parar, mas de qualificar. Ele enfatizou que “não parar” deve vir acompanhado também da consciência de ter cursado a graduação, em uma Universidade Pública e de qualidade. A nota 4 obtida pela Universidade desponta como a melhor Instituição de Ensino Superior pela qual foi aprimorada por sucessivas gestões cujo preocupação foi melhorar o ensino superior no Estado.

No final, Cohen desejou as formandas muitas felicidades, mas que procedam de forma correta na nova profissão, e que não façam concessões gratuitas em suas vidas profissionais, preservando a ética, como meio de conseguir seus objetivos.

Relação das formandas do curso de Pedagogia/FACED:

AILANIA DA SILVA LIMA

ANA LARA MARTINS DE SOUZA