Página inicial > Notícias Destaque > FES outorga grau a 33 novos profissionais por videoconferência

FES outorga grau a 33 novos profissionais por videoconferência

Publicado: Terça, 09 de Março de 2021, 09h03 | Última atualização em Terça, 09 de Março de 2021, 09h17 | Acessos: 1107

A cerimônia de outorga de grau ocorreu na tarde desta segunda-feira, 8, por videoconferência, a 33 novos profissionais dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Econômica da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam). O reitor em exercício, professor Jacob Cohen, presidiu a sessão solene, que contou com a participação do diretor daquela Unidade, professor Luis Augusto de Carvalho Francisco Soares.

Durante a solenidade, a paraninfa dos cursos, professora Andreia Brasil Santos, disse aos novos profissionais quanto a especialidade da formatura, a primeira transmitida no formato on-line, em que a Universidade denominou de “especial”, em razão das inúmeras realidades desafiadoras que exigiram o empenho de saída da zona de conforto para se abrir ao novo."Sinto-me grata pela passagem dos egressos na vida dos professores como também, acredito que vocês colheram o que de melhor a Universidade pôde oferecer e a ajudaram apontar onde poderia melhorar. Isso tudo nos incentivou a colher os desafios com verdade trazidos no ano de 2020", explicou a docente, que declarou, em forma de poesia, um trecho da música “Caminhos do Coração”, de Gonzaguinha, como forma de fechamento de um ciclo.

"Das várias vezes que participei de colações de grau parece um filme que passa na minha cabeça", assim explicou o diretor da FES, professor Luis Augusto Soares, "lembro dos momentos enquanto estudante. Recomendo a vocês, novos profissionais, que não parem de se qualificar". Ele considerou que o formado pela Ufam faz parte da elite do Estado, os quais são lideres nas suas profissões.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Neto, contou que a solenidade evidencia a importância da FES, e diz aos formados que levem consigo o sacríficio que realizaram durante os estudos cuja finalidade é a formação. “Sonharam com um curso superior em uma Universidade Pública, Federal, que não é fácil ingressar”, comentou o professor, que disse também que eles ganharão o mundo do trabalho com conhecimento científico e habilidades profissionais, destacando a palavra liderança como a arte de influenciar pessoas com ética, respeito, dignidade humana e profissionalismo. Desejou sucesso aos novos profissionais da área de estudos sociais e, finalizou: “Quem ganha é a sociedade amazonense, quem ganha é a sociedade brasileira.”

Para encerramento da cerimônia de outorga de grau, o reitor em exercício, professor Jacob Cohen, faz um resumo dos 50 anos de sua vivência na Universidade, em que teve a oportunidade de acompanhar o crescimento da Instituição, resultado do empenho de uma geração. Durante sua fala, Cohen cita a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal, como símbolo representativo em alusão ao Dia Internacional da Mulher, porque está à frente do tripé de gestão à pesquisa na Universidade. Outro nome que o reitor faz homenagem é do pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Neto, pelo empenho na obtenção do nível 4 dos cursos de graduação, transformando a Instituição como Universidade não mais periférica mas uma Instituição que anda com seus próprios passos.

Cohen disse que a Administração Superior quer transformar a Ufam numa Universidade Tecnológica, em que possa olhar para o futuro, fazendo com que seus cursos sejam verdadeiras lideranças. Nesse sentido, o reitor em exercício argumenta aos recém-formados para que tenham consciência de que sua formatura está sendo realizada em uma Universidade Pública de excelência. No final, o professor Jacoh Cohen parabenizou a todos os formados, mas, principalmente as formandas pelo Dia Internacional da Mulher, e recomenda a todas que nunca se afastem da ética e que sejam aliadas.

Relação dos formandos dos cursos:

Ariadna Yasmin Bevilaqua de Oliveira

Brandon de Souza Ferreira