Página inicial > Notícias Destaque > CONSEPE delibera dia 29 de março para o início do semestre 2020.1

CONSEPE delibera dia 29 de março para o início do semestre 2020.1

Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 18h52 | Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 15h13 | Acessos: 13993

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Amazonas (CONSEPE/Ufam), na tarde da última quinta-feira, 11 de fevereiro, deliberou que o início do semestre letivo 2020.1 será dia 29 de março de 2021. A decisão foi tomada na quarta sessão do Conselho e faz parte da Resolução que dispõe sobre as diretrizes de retorno das atividades acadêmicas da graduação e Calendário Acadêmico.

De acordo com o pró-reitor de Ensino e Graduação e membro do CONSEPE, professor David Lopes, foi decidido, de forma colegiada, que a partir do ano civil de 2021 haverá três semestres letivos, cada um com 90 dias, referentes à 2020/1, 2020/2 e 2021/1. “O CONSEPE deliberou que os modelos de ensino poderão ser remoto, híbrido e presencial, resguardando-se o cumprimento dos conteúdos, objetivos e competências/habilidades dispostos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e dependendo sempre dos pareceres técnicos e epidemiológicos sobre a pandemia emitidos pela Comissão Interna de Enfrentamento ao Surto Epidemiológico de Coronavírus da Ufam. A escolha do modelo dependerá de cada unidade, devendo os colegiados aprovarem nos planos de ensino o modelo que será adotado em cada disciplina. Os docentes deverão distribuir as atividades síncronas e assíncronas de acordo com a necessidade de cada disciplina, essa distribuição deverá ser apresentada no plano de ensino e ter a aprovação do colegiado do curso”, explicou o pró-reitor.

A Resolução abrange ainda pontos como reprovações, frequência, monitorias, jubilação e estágios. O Conselho Universitário (CONSUNI) deverá se reunir para apreciar o ato ad referendum referente a suspensão das atividades administrativas presenciais, bem como das atividades acadêmicas de graduação presenciais ou não presenciais da Ufam. Você confere a Resolução na íntegra AQUI e o Calendário Acadêmico AQUI.