Ufam antecipa colação de grau de nove novos médicos
Na tarde desta quinta-feira, 21, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Medicina (FM), em cerimônia de Colação de Grau Especial, diplomou nove novos médicos. A outorga de grau ocorreu de forma remota, transmitida pelo canal da Ufam no Youtube, e possibilita a ampliação da oferta de profissionais disponíveis para atuar durante a pandemia de covid 19.
Na cerimônia, o reitor Sylvio Puga falou do momento delicado que o estado do Amazonas está passando devido a pandemia e lembrou que a Ufam, mais uma vez, cumpre o seu papel diante da sociedade. “Vocês são uma semente de esperança em um momento tão difícil para o Brasil, em especial para o Amazonas. Todos os dias nós recebemos notícias tristes de partidas prematuras por conta da pandemia, mas, hoje, nós podemos dizer à sociedade amazonense que a Ufam, no meio de todo este cenário, oferece esperança. Vocês entram agora no mercado de trabalho no auge da guerra, no momento mais crítico desta luta, de forma livre, consciente e espontânea, dizendo para sociedade, que financiou o curso de vocês, que querem salvar vidas. Isso é um dos gestos mais nobres que pode acontecer. Portanto, nós podemos dizer que a Ufam tem muito orgulho de vocês por se colocarem à disposição, em momento de tanta dificuldade, para este enfrentamento”, enfatizou o reitor.
Essa é a segunda colação de Grau Especial do curso de Medicina. Além do reitor e do vice-reitor, professor Jacob Moyses Cohen, fizeram parte da mesa de honra virtual o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto; a diretora da Faculdade de Medicina, professora Ione Rodrigues Brum; a coordenadora do curso, professora Camila Maria Paiva França Telles; o paraninfo do curso, professor João Ricardo Rodrigues Maia; a patronesse do curso, professora Sandra Lúcia Euzébio Ribeiro; o homenageado com o nome da turma, professor João José Corrêa Bergamasco e o ex-senador e professor da Faculdade de Estudos Sociais, Jeferson Praia.
A solenidade
A oradora da turma e recém formada, médica Valéria Priscila Neves de Souza, fez uma retrospectiva desde o ciclo básico, passando pelo o internato até o telemonitoramento feito durante o projeto Brasil Conta Comigo. “É fato que hoje, especialmente em Manaus, não existem muitos motivos para comemorar. Hoje, muitos de nós estamos incompletos e todos conhecem alguém que foi vítima da maior crise sanitária do século, a pandemia da covid 19. Entretanto, falo com vocês, em meio a tanta desesperança, vislumbramos uma faísca de felicidade. Não chegamos aqui sozinhos, agradeço a todos os mestres que nos ensinaram e confiaram em nós; aos nossos amigos e amores que ouviram e compartilharam das nossas ansiedades e fizeram nossa vida mais leve; e, em especial, as nossas famílias. Colegas, sei bem que o clima dos últimos dias passou longe de ser de comemoração, mas neste momento quero que olhem para os seus familiares, esses que estão com vocês, essa vitória é também deles. Não há motivo melhor para comemorar do que o orgulho daqueles que amamos. Eles sonharam e sofreram conosco. Portanto, alegrem-se que o nosso propósito é gigante. É maior do que nós mesmos”, disse emocionada.
O médico e vice-reitor da Ufam, professor Jacob Moyses Cohen lembrou, como profissional da saúde há 46 anos, da situação de descaso ocorrida na pandemia e deu ênfase a ideia de que as experiências amarga devem ser transformadas para melhorar nossa condição de seres humanos. “Nesse momento de tristeza e desafio para todos nós, eu quero parabenizar vocês pela coragem. Desejo que vocês contribuam para melhorar esse cenário rapidamente e que cuidem das pessoas que mais precisam com carinho. Tenham uma longa vida profissional com ética e com o compromisso assumido durante o juramento”, disse.
A diretora da Faculdade de Medicina, professora Ione Rodrigues Brum, parabenizou a turma por superar tantas adversidades impostas pela pandemia. “Vocês venceram e cruzaram a linha de chegada, mas quero lembrar que essa linha de chegada, na realidade, é apenas o primeiro obstáculo. Tenho certeza que essa situação que nós estamos vivenciando nos tornou mais humildes, solícitos, justos e humanos. Eu desejo que vocês façam uso dessa experiência em prol das pessoas que vocês vão ajudar e da Medicina”, ressaltou.
O professor João Ricardo Rodrigues Maia, paraninfo do curso, prestou solidariedade ao povo amazonense, que reúne forças para vencer o vírus e a imoralidade política e administrativa. “Mesmo com as dificuldades do momento, percebi que há espaço para celebrar a vitória, a vida e a esperança, de maneira respeitosa e resignada. Celebrar a vida e a vitória alcançada, fruto de anos de sonhos, estudos e esforço pessoal e familiar, a partir do desejo de ser a diferença na vida de tantos. Que essa vitória seja abundante em suas carreiras, não como uma meta em si, mas como resultado de uma vida médica digna, honesta e comprometida. Exerçam a Medicina com zelo e respeito absoluto ao paciente sem cair nas armadilhas que nos induz a distinções de qualquer natureza. Que suas práticas sejam coincidentes com as suas promessas e que as suas promessas resistam ao teste do tempo e da rotina. Temos o dever de celebrar a esperança. A esperança que se renova, aqui, neste momento personificada em vocês, novos médicos, que não fugiram do maior desafio dessa geração”, finalizou.
Lista de Formandos:
- ISABELLE LOUISE DA CRUZ LOPO DE FIGUEIREDO
- JULIA CRISTINA DE SOUZA ALVES
- LAISA EZAGUY DE HOLLANDA
- LORENA PRAIA DE SOUZA BEZERRA
- LUMA XIMENES DE OLIVEIRA
- MARCELA CRISTINA BARROS LOPES
- MATHEUS DIAS CARNEIRO
- MYLLA CHRISTIE DE OLIVEIRA PASCHOALINO
- VALERIA PRISCILA NEVES DE SOUZA
Redes Sociais