Página inicial > Notícias Destaque > Ufam inaugura o primeiro bloco do Campus II do ICET

Ufam inaugura o primeiro bloco do Campus II do ICET

Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 13h54 | Última atualização em Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 15h13 | Acessos: 2632

Unidade está localizada na Rodovia AM-010, quilômetro 260, no sentido Manaus/Itacoatiara e tem estrutura voltada a atender cerca de 400 estudantes, principalmente dos cursos de Engenharia Sanitária, Agronomia e pós-graduação

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 21, o primeiro bloco do Campus II do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), unidade acadêmica da Ufam no município de Itacoatiara.

A nova estrutura segue o padrão arquitetônico dos demais prédios dos campi do interior e do setor Sul do campus - sede da Ufam. Possui três pavimentos, além do térreo, que abrigam oito salas de aula, laboratórios de ensino nas áreas de Engenharia Sanitária e Agronomia e laboratórios de pesquisa da pós-graduação, laboratório de informática, biblioteca, setor administrativo, sala de reunião, 30 salas de professores, subestação, estacionamento para 120 veículos e estação de tratamento de esgoto.

Com o prédio inaugurado, o Icet possui mais de 18 mil metros quadrados, somando todas as suas dependências, garantido à comunidade acadêmica uma estrutura necessária para desempenhar com excelência o ensino, pesquisa e extensão.

Retrospectiva da obra

A prefeita do Campus Universitário, arquiteta Carmem Sílvia Viana, relembrou a trajetória até a entrega da obra. “O projeto deste prédio foi feito, originalmente, em 2013. Ele também foi licitado em 2013. Teve as obras paralisadas em 2014, em virtude de a empresa vencedora da licitação para executar a obra ter falido. Em 2017, as obras foram retomadas já na gestão do professor Sylvio Puga, mas a empresa contratada não conseguiu executar e tivemos que fazer o distrato. Em 2019, licitamos novamente e, finalmente, conseguimos concluir a obra em 2020”, relatou a prefeita do Campus.

Irradiador de novos conhecimentos

Durante seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, ressaltou a Universidade como uma construção coletiva. “O engajamento da comunidade do Icet é importante para que a estrutura predial recém-inaugurada seja a irradiadora de novos conhecimentos, novas práticas, novas soluções e propicie também nossa autotransformação, enquanto docentes. Essa edificação é muito importante e fico muito feliz, porque quis o destino que eu estivesse aqui nesta inauguração, sendo que o primeiro diretor do então campus de Itacoatiara foi o meu tio, professor Francisco Puga”, destacou o gestor.

Agradecimentos

O diretor do Icet, professor Geone Maia Corrêa, agradeceu a colaboração de diversas autoridades e a presença de dona Isabel, viúva do docente Anilton de Souza Filho, o qual dá nome ao novo campus. “Vejo nesta solenidade muitas pessoas importantes por metro quadrado, como a dona Isabel, que está emocionada, em virtude da homenagem ao seu marido, que teve reconhecida sua trajetória aqui no Icet. Também desejo agradecer a presença da dona Ivanir, professora do município e Itacoatiara e mãe da aluna Gisele Busi, a qual dá nome ao nosso auditório. Também agradecer ao prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, e à Câmara Municipal de Itacoatiara, que, à época, fizeram uma articulação para doação dos 40 hectares nos quais se construíram esse novo prédio. Também quero homenagear o professor Raimundo Silva, presidente da Câmara Municipal à época da doação do terreno, considerando que esse campus sempre foi um desejo da sociedade itacoatiarense. Não posso esquecer o professor Cícero Mota, primeiro diretor do Icet, por ele ter sempre incentivado o crescimento do nosso Instituto”, citou o gestor, que também destacou a colaboração de outras autoridades, como o empreendedor Moysés Israel, doador do terreno do Campus I do Icet.

O diretor ressaltou ainda os atuais números do Icet: nove cursos de graduação na área de Ciências Exatas, um curso na área de Ciências Humanas, 2000 mil alunos, 700 egressos, 46 técnico-administrativos em educação e 121 professores.

Homenagem

A viúva do professor Anilton de Souza Filho (homenageado com o nome do campus) comentou que a homenagem da Ufam é muito importante para reconhecer toda a dedicação do esposo ao Icet. “Ele afirmava que o Icet era a segunda casa dele. Eu fico muito feliz com essa homenagem porque eu sei o quanto ele se dedicou. Só tenho a agradecer, primeiramente, a Deus e depois à Ufam”, declarou dona Isabel.