Ufam inaugura novo portal institucional
A reformulação do portal seguiu as diretrizes do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) e as exigências da Instrução Normativa 08/2014 da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) inaugurou, nesta quinta-feira (4), o novo portal institucional. Com o mesmo endereço e com uma infraestrutura desenvolvida com base no eixo Conteúdo, Arquitetura da Informação e Identidade Visual, a reformulação foi orientada pelas exigências da Instrução Normativa nº 08/2014, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a qual disciplina a implantação e a gestão da Identidade Padrão de Comunicação Digital das propriedades digitais dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal e pelas diretrizes do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).
Marco de dois anos de gestão
O reitor, professor Sylvio Puga, afirma que a inauguração do novo site é um marco dos seus dois anos de gestão. “Ao completarmos exatos dois anos na direção da Instituição, temos a satisfação de anunciar o novo site, que tem uma plataforma mais amigável e vai permitir acesso a um número maior de informações de maneira mais objetiva, atendendo aos quesitos da transparência e com destaque para a interatividade”, declarou o gestor.
Diferenciais
O diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Ufam (Ctic/Ufam), analista de Tecnologia da Informação Carlos Magno, destaca os diferenciais do portal em relação à versão anterior. “Os conteúdos apresentados no menu principal foram reformulados e categorizados de acordo com suas áreas específicas. Além do banner principal de notícias e as áreas de notícias e eventos, foram incorporadas novas áreas de divulgação, vídeos institucionais e acesso rápido para a comunidade interna e externa. O novo portal também conta com uma área específica de imprensa, a ser mantida pela Assessoria de Comunicação da Ufam”, ressaltou o gestor.
Plano de Dados Abertos e Repositório de Documentos Administrativos
Ele também comentou que o novo portal está se adequando para o Plano de Dados Abertos da Universidade. “Juntamente com o portal, também está sendo disponibilizada a plataforma para portal de dados em software livre CKAN, com o objetivo de tornar os dados institucionais acessíveis e utilizáveis, conforme o Plano de Dados Abertos da UFAM, como parte do cumprimento da Política de Dados Abertos, que prevê a elaboração do Plano de Dados Abertos no âmbito de cada órgão. Além disso, foi implantado o Repositório de Documentos Administrativos (e-doc ufam) com o objetivo de armazenar, preservar, divulgar e permitir o fácil acesso aos documentos públicos dos portais instalados na instituição”, concluiu o gestor.
Acesso intuitivo
A assessora de comunicação da Universidade, jornalista Ana Carla dos Santos Souza, destaca que as informações estão organizadas visando o acesso intuitivo do visitante do portal e pensando na veiculação dos conteúdos que atendam a comunidade acadêmica e os que não fazem parte ou gostariam de ter acesso a algum serviço ofertado pela Instituição", ressalta a gestora, que comentou sobre a última data de atualização da página. "As reformulação do portal adotadas mais recentemente aconteceram em 2009 e em 2013. Ou seja, há mais de seis anos o layout da página era o mesmo", disse a gestora. "Sobre o conteúdo, no novo modelo, daremos maior destaque a conteúdos acadêmico-científicos e aos produzidos a partir de plataformas de mídias digitais", finalizou a assessora.
Redes Sociais