Página inicial > Notícias Destaque > Professores da Ufam visitam instalações do Exército em Manaus

Professores da Ufam visitam instalações do Exército em Manaus

Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 16h38 | Última atualização em Quarta, 14 de Outubro de 2020, 08h32 | Acessos: 1579

Em visita às instalações do Exército Brasileiro em Manaus, por meio do Programa do Comando Militar da Amazônia (CMA) ‘Conheça o seu exército’, os professores da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Jornalismo (FIC/Ufam), João Bosco Ferreira e Edilene Mafra puderam conhecer os vários setores da Força Armada Brasileira e suas atividades desenvolvidas na Amazônia.

A visita teve a participação de estudantes de várias Instituições de Ensino Superior de Manaus de inúmeras áreas do conhecimento (serviço social, comunicação, direito, entre outras áreas). Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as atividades que são desenvolvidas nos mais diversos setores do Exército, como também sua estrutura militar e ações sociais.

O objetivo do programa é popularizar o papel da entidade que vai além da força militar com ações sociais, educativas, engenharia, uso da estrutura, entre outras ações. Professores e estudantes conheceram essa estrutura e como são utilizadas no atendimento da comunidade amazônica. O grupo visitou a base de helicóptero do Exército na área do aeroporto Ponta Pelada na zona Sul de Manaus, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), Centro de Embarque do Exército, visita a rádio Verde-Oliva (localizada no CMA) na zona Oeste (estrada da Ponta Negra), Colégio Militar de Manaus (CMM) no Centro, entre outras unidades militares.

“A visita que fizemos nas instalações do Exército foi esclarecedora porque a visão que temos é de uma Instituição que atua somente com ações de força. Porém, passei a ter outro olhar sobre o Exército a partir da percepção de suas atividades voltadas para o campo social. É uma força cidadã e não aquela instituída para agir com a foça armada. O Colégio Militar de Manaus é pioneiro em Educação à Distância atendendo filhos de militares que moram no exterior, como também em outras regiões. Existe toda uma estrutura voltada para atividades no atendimento da sociedade. O Programa do CMA aproxima a comunidade e promove a popularização de seu papel em suas ações sociais”, afirmou o professor do curso de Jornalismo da Ufam, João Bosco Ferreira.

A professora Edilene Mafra, também do curso de Jornalismo da Ufam, destacou a oportunidade de conhecer mais internamente o Exército Brasileiro e sua nova configuração. “Visitamos 12 unidades militares do Exército em Manaus e tivemos a oportunidade de ver uma nova configuração em suas ações, além do papel constitucional que lhe é atribuído. A Força Armada não tem somente a função de defesa, mas também de atuar em atividades de apoio a outros órgãos. É um grande ecossistema que hoje desenvolve atividades em várias frentes. Nós da universidade ainda temos uma visão equivocada da ação moderna do Exército. Devemos conhecer todos os lados. A visita nos proporcionou conhecer outro perfil institucional”, destacou a docente.