Página inicial > Notícias Destaque > Professor da FES, Jefferson Praia, recebe comenda de ‘Economista Destaque do Ano’

Publicado: Segunda, 17 de Agosto de 2020, 15h05 | Última atualização em Segunda, 17 de Agosto de 2020, 15h57 | Acessos: 1754

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

O professor do curso de Ciências Econômicas, da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam), Jefferson Praia, foi escolhido pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas da 13ª Região como o ‘Economista Destaque do Ano’. A cerimônia de entrega da comenda ocorreu na última sexta-feira, dia 14, na sede da entidade em ato fechado. O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, participou do evento e foi convidado para entregar a comenda ao professor.

O professor  Jefferson Praia foi o nome escolhido por sua participação efetiva na contribuição da disseminação da profissão e da economia na sociedade, à frente do programa Economia em Debate, exibido no facebook do portal Tucumã, com retransmissão pelo facebook do Corecon-AM.

Como parte da programação da Semana do Economista 2020, o Conselho Regional de Economia do Amazonas – 13ª Região (Corecon-AM) promoveu a entrega das comendas ‘Economista do Ano’ e ‘Economista Destaque do Ano’. Todos os anos a entidade homenageia um economista amazonense por sua contribuição profissional durante o ano com a entrega da comenda de ‘Economista do Ano’. Já a comenda ‘Economista Destaque do Ano’ é outorgada todo início de ano ao profissional que se destaca por sua atuação profissional no ano anterior.

A coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, Ana Maria Oliveira de Souza, foi escolhida como “Economista do Ano” pelo seu trabalho qualificado e dedicação ao setor de maior peso no contexto do Estado.

Perfil

Jefferson Praia possui graduação em Engenharia Agronômica e Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Atualmente é professor assistente da Ufam. Atuou como comentarista econômico em emissora de televisão local e como apresentador e produtor do programa Negócios da Amazônia no canal Amazon Sat. Ocupou os seguintes cargos públicos: secretário geral do Conselho Municipal de Gestão Estratégica da Prefeitura de Manaus; secretário municipal de Produção e Abastecimento da Prefeitura de Manaus, senador da República, secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda; e vereador do município de Manaus. Ele também já foi eleito Economista Destaque em 2004 e Economista do Ano em 2006. Entre 1994 e 1995, exerceu o cargo de presidente do Conselho Regional de Economia.

Escolha dos profissionais

A escolha do Economista Destaque do Ano ocorre, tradicionalmente, no início do ano corrente e a comenda é entregue na posse da diretoria, referente ao trabalho desenvolvido pelo profissional no ano anterior. Neste ano, excepcionalmente por conta da pandemia, não houve solenidade. A indicação dos nomes pela categoria, em votação aberta na Internet, foi realizada no mês de janeiro e estendida até o mês de março. O nome é escolhido a partir de uma lista contendo a indicação da categoria; indicação dos conselheiros titulares, por meio de voto individual; e indicação do presidente. A escolha é feita em votação plenária.

Também em decorrência da pandemia, a escolha do ‘Economista do Ano’ foi feita durante a realização da 5ª sessão plenária, realizada no dia 30 de julho de 2020.