Página inicial > Notícias Destaque > Secretaria dos Conselhos publica Resolução sobre decisão aprovadas no Consepe

Secretaria dos Conselhos publica Resolução sobre decisão aprovadas no Consepe

Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2020, 12h51 | Última atualização em Quinta, 13 de Agosto de 2020, 15h18 | Acessos: 9322

Decisões são alusivas ao Regulamento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e ao Calendário Acadêmico Especial 2020

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Administração Superior da Universidade Federal do Amazonas publicou, nesta quinta-feira, 13, a Resolução 03/2020. Aprovada nesta quarta-feira, 12, pelo  Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Consepe/Ufam), a resolução  regulamenta o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o calendário Acadêmico Especial 2020.

Ensino Remoto Emergencial

Nas disposições gerais do Regulamento, o Ensino Remoto no âmbito da graduação da Ufam é instituído em caráter excepcional, considerando temporário o distanciamento geográfico entre docentes e discentes.Entre os objetivos do ERE está a oferta de componentes curriculares obrigatórios ou optativos, por mediação didático-pedagógica que utilizem Tecnologias de Informação, podendo tais atividades serem teóricas, práticas ou teórico-práticas, desde que resguardadas as habilidades e competências dispostas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). A plataforma G-Suite for Education está entre os recursos mediados por tecnologias da informação que poderão ser utilizados para a operacionalização do ERE. A adesão ao ERE é voluntária e facultativa, tanto para o docente quanto para o discente. A adesão do docente deverá ser manifestada por meio do envio, via SEI, de ofício à coordenação do respectivo curso, contendo proposta de oferta da disciplina a ser ministrada. A adesão do discente deverá ser manifestada mediante solicitação de matrícula por meio do Portal e-Campus.

Calendário acadêmico especial

Quanto ao Calendário Acadêmico Especial, a  Resolução 03/2020  prevê que o semestre letivo terá a duração de 75 dias  e não comprometerá os semestres letivos presenciais de 2020/1 e 2020/2. As atividades que compõem o Ensino Remoto Emergencial iniciam no próximo dia 17 de agosto de 2020. Do dia 27 de agosto ao dia 1º de setembro será o período para solicitação de matrícula  por meio do Portal do Aluno (Portal e-campus) para as disciplinas que serão ofertadas de forma remota. As aulas estão com início agendado para o dia 8 de setembro e a previsão de término é para o dia 14 de dezembro.

Documento completo

Para mais informações sobre a adesão ao ERE,  as diretrizes para a elaboração de Planos de Ensino e conferir o cronograma completo do Calendário Acadêmico Especial, acesse a íntegra da Resolução 03/2020.