Página inicial > Notícias Destaque > Ufam entrega ao Iphan projeto de revitalização do antigo prédio da Faculdade de Direito

Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 15h36 | Última atualização em Sexta, 07 de Agosto de 2020, 15h49 | Acessos: 1711

Na manhã desta sexta- feira, 7, o reitor Sylvio Puga, acompanhado da prefeita do Campus, arquiteta Carmem Silvia Viana Guimarães, do diretor da Faculdade de Direito (FD), professor Carlos Alberto Moraes Ramos Filho e o vice-diretor da FD, professor Adriano Fernandes Ferreira, entregou para a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Karla Bitar, o projeto de revitalização da antiga sede da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizado na Praça dos Remédios, no Centro Histórico de Manaus.

O projeto é uma parceria da Ufam com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e prevê reestruturação e revitalização do prédio que abrigou a Universidade Livre de Manaós, hoje, Ufam. O reitor declarou que a Ufam, ao entregar o projeto de revitalização do antigo prédio da Faculdade de Direito para a análise e aprovação do IPHAN, reitera sua posição de zelo e cuidado com o a histórica edificação.

Segundo a superintendente do IPHAN, Karla Bitar, a documentação entregue pela Universidade será examinada a partir da portaria nº 420 do IPHAN. “Serão analisadas todas as propostas colocadas no projeto de intervenção para que o prédio se torne apto, novamente, para ser utilizado. O Iphan do Amazonas tem uma coordenação técnica composta por arquitetos com expertise em análise de projeto de restauro. De acordo com a portaria nº 420, a equipe tem 45 dias legais para analisar. Porém, em caso excepcional e em se tratando de um prédio que o Iphan tem interesse, nós faremos o possível para encurtar esse prazo”, enfatizou.

A superintendente lembrou ainda do valor material e simbólico do prédio centenário. “O prédio está inserido na poligonal de tombamento do Iphan, ou seja, nós temos interesse na sua preservação e valorização. Todos estes imóveis que estão inseridos na área tombada são suportes da memória e da identidade do povo amazonense. No caso, do povo brasileiro porque esse é um bem tombado em nível nacional. Existe o valor material, configurado nas paredes, esquadrias, cobertura, nas ornamentações e nas soluções arquitetônicas, mas também há o seu valor simbólico e imaterial que está relacionado a vivência das pessoas no prédio e a sua própria história”, explicou a superintendente.

De acordo com prefeita do Campus Universitário e presidente da Comissão responsável pela revitalização da antiga sede da Faculdade de Direito da Ufam, arquiteta Carmem Silvia Viana Guimarães, o encontro entre as instituições foi estratégico. “A reunião foi relevante para que alcancemos o sucesso da total aprovação do projeto de revitalização do prédio. A Prefeitura do Campus deu entrada no projeto dia 31 de julho deste ano e, hoje, com a entrega formal feita pelo reitor Sylvio Puga, foi possível fazermos os alinhamentos necessários com o Iphan, a fim de sanar nossas dúvidas referentes ao processo e também sobre os complementares que serão elaborados pela equipe do Departamento de Engenharia da PCU”, informou.

A antiga sede da Faculdade de Direito, após a revitalização, sediará um espaço acadêmico e cultural aberto à sociedade amazonense.