Página inicial > Notícias Destaque > Convênio entre Ufam e Escola da Magistratura prevê a realização de três cursos de pós-graduação

Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2020, 16h30 | Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 17h10 | Acessos: 1716

Texto: Elisângela Alves, com edição Ascom Ufam

O acordo de cooperação técnica assinada na manhã de quinta-feira (30), pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e pelo diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador Yedo Simões é a segunda parceria firmada, só esta semana, pela instituição responsável pela formação de Magistrados no Amazonas.

O Termo tem como objetivo oferecer cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural, bem como, o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, além de realização de cursos de especialização, edição de coletâneas de livros, organização de cursos, palestras e eventos integrados com matérias afetas às atividades dos partícipes, entre outros. O prazo de vigência do convênio é de 24 meses.

Durante a assinatura foi anunciado pelo coordenador do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal, professor Adriano Ferreira, que será o coordenador dessa parceria com a Esmam, a realização de três cursos de pós-graduação, sendo eles em Direito e Saúde, Soluções Adequadas de Conflitos e Direito Civil e Direito do Consumidor em tempos de Pandemia, com duração de 360 horas/aulas cada. “A cooperação já tem por objetivo imediato lançar editais para três especializações com foco principalmente nas questões jurídicas, relativas a esse momento em que passamos de pandemia”.

Para o Diretor da ESMAM, a parceria firmada é um avanço importante para garantir a realização de mais ações formativas, “essa é uma parceria vitoriosa com uma instituição que é muito respeitada no Amazonas e que vai trazer grandes benefícios na formação, atualização e capacitação dos magistrados, servidores do TJAM e público em geral”.

O reitor destacou a importância do acordo, lembrando que a Faculdade de Direito é a célula mater da Ufam. “Há 111 anos atrás Eulálio Chaves e um grupo de pensadores sonharam em construir uma universidade na Amazônia. Desde então, a Faculdade vem cumprindo com sua missão, formando bacharéis em Direito e agora com esse acordo com a Escola da Magistratura ratificamos esse compromisso histórico da Faculdade em o levar conhecimento e qualificar os quadros na área do Direito”.

O Diretor da Faculdade de Direito destacou que a Esmam já vem há algum tempo colaborando com a formação jurídica dos magistrados e dos operadores do Direito no Estado. A a Ufam é uma instituição centenária e “essa parceria vai render muitos frutos com a realização de pós-graduação latu senso abertas para a comunidade em geral”.