Comissão de revitalização da antiga sede da Faculdade de Direito faz visita ao prédio na última quarta-feira, 29
Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam
A Comissão responsável pela revitalização da antiga sede da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/Ufam), na manhã desta quarta-feira, 29, realizou visita técnica ao prédio centenário, localizado na Praça dos Remédios, no Centro Histórico de Manaus. O projeto, que prevê reestruturação e revitalização do prédio, é uma parceria da Ufam com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
Durante a vistoria, a prefeita do Campus Universitário e presidente da Comissão, arquiteta Carmem Silvia Viana Guimarães, falou da parceria da Ufam com a SEC e da revitalização a ser realizada. “Em 2018, a Ufam recebeu da Secretária o projeto de As built como ponto de partida para a elaboração do projeto definitivo que teria seu uso a ser definido pela gestão em conjunto com a Faculdade de Direito. Em seguida, foi criada uma Comissão designada pelo reitor Sylvio Puga para tratar e conduzir todo o processo de revitalização”, explicou.
A prefeita informou também que a Prefeitura do Campus Universitário (PCU) tem buscado fazer as manutenções básicas mínimas necessárias para manter o prédio seguro. “Foram feitas manutenções nas instalações elétricas, nas esquadrias, nas paredes, no telhado, a fim de minimizar as infiltrações existentes, além da realização de limpezas periódicas e vigilância 24h do prédio. Com as dificuldades de profissional especializado e com conhecimento específico em restauro, a SEC mais uma vez, com sua prestimosa parceria, neste mês, nos presenteou com o projeto arquitetônico de revitalização com as definições de uso dadas pela comissão. A maior alteração no projeto foi o acréscimo do projeto de acessibilidade, que não há no prédio. Este foi o maior passo já dado pela Universidade uma vez que sem o projeto de revitalização não seria possível prosseguir com a confecção dos demais projetos, que são os projetos complementares (instalações, elétricas, hidráulicas, incêndio, entre outros) e orçamentos que serão elaborados pela Prefeitura do Campus”, esclareceu a prefeita. A prestação de contas das ações pode ser encontrada na página da PCU.
O reitor Sylvio Puga, durante a visita, reafirmou o compromisso da Ufam com a memória e preservação do patrimônio histórico do Amazonas. “Nosso compromisso com a memória da Velha Jaqueira está refletida nos avanços que obtivemos desde março de 2018 até agora, com a conclusão do projeto, elaborado pela expertise da SEC e, também, a licitação para viabilizar o início das obras. Ademais, estamos cuidando do prédio até que o projeto seja executado”, completa o reitor. O passo seguinte é submeter o projeto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
‘Velha Jaqueira’
A revitalização da antiga sede da Faculdade de Direito (FD), estrutura que originou a Universidade Livre de Manaós, hoje, Ufam sediará um espaço acadêmico e cultural aberto à sociedade amazonense. De acordo com o diretor da FD, professor Carlos Alberto Moraes Ramos Filho, a iniciativa valoriza o legado intelectual amazonense.
“O antigo prédio da Faculdade de Direito, no Largo dos Remédios, está desativado desde 2012. Sua revitalização se mostra muito importante, pois além de preservar o patrimônio material, representará o respeito à história da própria Faculdade de Direito, responsável pela formação de muitas gerações da comunidade jurídica do estado do Amazonas”, finalizou o diretor.
Leia mais
Redes Sociais