Página inicial > Notícias Destaque > Ufam apresenta Atlas ODS durante a webconferência “Desmatamentos e Queimadas na Amazônia”

Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2020, 11h52 | Última atualização em Sexta, 17 de Julho de 2020, 14h35 | Acessos: 2332

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, a conferência virtual reuniu renomados cientistas do Brasil e do mundo para debater medidas de combate ao desmatamento na região amazônica

O professor Henrique dos Santos Pereira, da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam), apresentou, na manhã desta sexta-feira, 17, o Atlas ODS Amazonas, uma plataforma interativa do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente da Ufam (PPGCASA), desenvolvida em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas e com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A apresentação integrou a programação da Webconferência “Desmatamentos e Queimadas na Amazônia, desafio de todos”, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), a qual reuniu cientistas nacionais e internacionais para debater o combate às queimadas na região amazônica.

Durante sua apresentação, o professor Henrique Pereira destacou os objetivos do Atlas. “Além de realizar a localização e a territorialização da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, o Atlas ODS contribui para a revisão e o monitoramento das 175 metas nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para os 62 municípios amazonenses e visa promover a popularização da ciência em torno dos ODS e da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A plataforma interativa de dados na qual desenvolvemos os indicadores municipalizados está hospedada no portal da Universidade Federal do Amazonas”, orientou o cientista.

O idealizador do evento, conselheiro de Contas Júlio Pinheiro, ressaltou que o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas atua na área de controle ambiental há mais de 9 anos e destacou a atuação dos Tribunais de Contas brasileiros para que os objetivos de desenvolvimento sustentável sejam atingidos. “Ao longo desse período realizamos diversas auditorias nas áreas de licenciamento ambiental, unidades de conservação, manejo florestal, abastecimento de água, resíduos sólidos, que são os perturbadores lixões, ou seja, cientes da missão constitucional de fazer controle ambiental preventivo, convidamos todos para essa importante reflexão, a fim de cumprirmos fielmente o disposto no artigo 225 da Constituição Federal e nos engajarmos, definitivamente, na busca do cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável, resultado do tratado subscrito pelo Brasil na ONU, o chamado Acordo de Paris. Precisamos estabelecer na prática caminhos que levem ao alcance de tudo o que foi determinado”, discursou o idealizador do evento.

Durante seu pronunciamento, o presidente do TCE/ AM, Mário de Mello, destacou que o futuro comum da vida na Terra depende de uma reação efetiva para reverter o cenário de agressões contínuas ao meio ambiente. “A mãe terra é a nossa casa comum, a qual, infelizmente, pelos mais variados motivos ao longo dos séculos e, sobretudo, nas últimas décadas, não vem sendo tratada com o zelo e o respeito merecidos. Em brilhante livro, a jornalista Elizabeth Kolbert sustenta a tese de que está em curso a sexta extinção em massa da face da terra. A diferença é que, dessa vez, é uma extinção não natural, pois a poluição de rios e lagos, as mudanças bruscas no clima e as queimadas têm origem na ação humana, o que exige uma reação efetiva para reverter esse cenário”, alertou o presidente do TCE/ Amazonas.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, ressaltou que os povos amazônicos, em especial, os amazonenses, têm prestado uma contribuição inestimável para a humanidade em relação à preservação ambiental. “O Amazonas tem 97% de sua cobertura vegetal protegida e o nosso povo precisa ser compensado pelo esforço que tem feito. Também precisamos investir mais em bioeconomia e que a floresta se transforme em ativo, que os produtos explorados possam ter valor agregado, com a marca Amazônia”, ressaltou o governador.

Conferências

Entre os conferencistas do evento estiveram o ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), PhD em Física Ricardo Galvão, que apresentou o tema  “Ciência e políticas - a questão do aquecimento global e a preservação da Amazônia”; o presidente do Comitê International Geosphere Biosphere Programme (IGBP), PhD em Meteorologia Carlos Nobre, que apresentou o tema “Está a Amazônia próxima de um ponto de não retorno?” e o PhD em Dimensões Humanas dos Recursos Naturais, biólogo Ismael Nobre, o que apresentou o tema “ Amazônia 4.0 e as bases para uma nova bioeconomia da floresta em pé: combatendo o desmatamento na era da 4a Revolução Industrial”.

Confira na íntegra a Webconferência  “Desmatamentos e Queimadas na Amazônia, desafio de todos”.