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Proeg e Progesp realizam curso de formação sobre o uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico para professores da Ufam

Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 15h22 | Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2020, 11h20 | Acessos: 2802

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), em parceria com a Assessoria de Comunicação da Ufam, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Laboratório de Design da Ufam (LabUSI) e o Laboratório HubEducar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promovem palestra sobre tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino de cursos presenciais. O evento é online e a palestra será proferida pelo professor Marcos Alexandre de Melo Barros, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sobre ‘Uso de ferramentas tecnológicas como suporte pedagógico para os cursos de graduação presenciais do Ensino Superior’; ‘O ensino para a aprendizagem ativa e criativa’ e ‘Ensino híbrido’. A professora Cinthya Iamile Frithz Brandão de Oliveira, do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam (ICB), estará mediando o evento.

A realização da palestra se configura na primeira ação a ser realizada pelo Projeto ‘Formação para o uso de ferramentas do Google Suite for Education como suporte pedagógico às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos de graduação presenciais da Ufam’. O projeto contempla a oferta de 12 turmas até dezembro de 2021, e de acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Ensino (DAE), Raimunda Saboia, a ação está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional 2016/2025 (PDI/Ufam), vetor ensino de graduação cuja estratégia visa à reestruturação da Política de Formação para professores, contemplando ‘Didática do Ensino Superior’; ‘Práticas Inovadoras’; ‘Elaboração de Ementas’, e ‘Organização dos Planos de Ensino e do PPC’. “Na verdade, esta é a segunda iniciativa da Proeg em 2019, nós realizamos o curso de formação em Metodologias Ativas, e agora a formação no G Suite vem de encontro ao cenário emergente em formar nossos professores em ferramentas de T.I como suporte pedagógico às atividades acadêmicas presenciais”, afirmou a diretora.

Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Ensino (DAE), o Projeto visa colaborar para a divulgação e apropriação pelo corpo docente das ferramentas tecnológicas para o ensino, dar continuidade ao processo formativo do corpo docente, bem como ampliar o debate sobre o novo cenário imposto às universidades em virtude da pandemia da Covid 19. “Sobre a segunda etapa do projeto, voltada para o curso de formação, é importante ressaltar que não se trata de educação a distância, uma vez que a EaD é uma modalidade de ensino com formatação própria, o curso tem a proposta de abrir a possibilidade dos professores mediarem atividades acadêmicas de forma remota”, explica Raimunda Saboia.

O curso, previsto para ocorrer no período de 10 a 28 de agosto de 2020, será ministrado por meio do aplicativo Classroom da plataforma Google (canal do Youtube), carga horária total de 30h, com oferta de 150 vagas (sendo 100 vagas para as unidades acadêmicas da capital e 50 vagas para as unidades acadêmicas do interior).

O processo metodológico deste projeto de formação, pressupõe inclusive, que a formação se dá de forma ativa e vislumbra o antes, como momento de provocação, de situar o público-alvo em seu próprio contexto. É uma proposta de trabalho interativa, onde envolve a atuação dos participantes como indivíduos criativos e dinâmicos no processo.

O Google Suite For Education é um conjunto de ferramentas desenvolvido para que professores e alunos aprendam e inovem juntos. Com essa ferramenta os professores podem criar oportunidades de aprendizagem, simplificar as tarefas administrativas e desafiar os alunos a pensarem de forma crítica, trabalharem não só individualmente, mas de forma coletiva.

“A palestra sobre o uso da ferramenta do Google for Education abrirá o projeto de formação docente em tecnologias digitais como suporte pedagógico para cursos presenciais, focando as metodologias ativas e inovadoras para a mudança de paradigmas educacionais, nos quais a aprendizagem é centrada no aluno e o professor atua como mediador. O uso dessas ferramentas como recursos didáticos e estratégias de ensino fortalecerão o ensino presencial, ponto forte da Ufam”, disse o pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, Davi Lopes.

Perfil do Palestrante

O professor Marcos Alexandre de Melo Barros (UFPE) é Biólogo pela Fafire, especialista em Informática na Educação pela UFPE, mestre e doutor em Ensino das Ciências pela UFRPE, com estagio doutoral na Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra. Professor da graduação no Centro de Educação e pós-graduação nos programas Educação em Ciências e Matemática (UFPE - CAA) e Educação Matemática e Tecnológica (UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias - Educat. Membro da International Association for Mobile Learning. Vencedor do prêmio Desafio Município Inovador em Educação promovido pela Fundação Joaquim Nabuco - MEC (2017). Com experiência em ensino de ciências, metodologias ativas e inovadoras, tecnologias e educação, educação a distância online, abordagens de ensino e aprendizagem para educação profissional, formação do professor a distância, produção de material didático para cursos a distancia e modelagem de cursos a distancia em diferentes suportes.

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