Ufam oferta serviços gratuitos de atendimento à saúde durante a pandemia
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam
A Ufam, no intuito de colaborar com o bem estar mental e físico das pessoas diante do quadro de pandemia de covid-19, oferece desde o tira-dúvidas sobre a doença até atendimento psicológico para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Veja abaixo quais os serviços e como usufrui-los.
Serviço de Acolhimento Psicológico
Inicialmente voltado para o público da Universidade, o serviço ampliou o seu foco e agora trabalha com toda a população. São atendidos crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos, da capital e do interior, inclusive outros estados da federação.
Ofertado pelo Centro de Serviços de Psicologia Aplicada (CSPA) da Faculdade de Psicologia da Ufam (FPSI), que diante da situação de pandemia e distanciamento social e percebendo as consequências emocionais resolveu desenvolver um projeto de voluntariado com professores, mestrandos, egressos da graduação e psicólogos externos a Ufam para compor o serviço. Semanalmente são publicados cartões informativos do serviço nas mídias sociais da Faculdade com a escala de dia, horária e forma de contato. Não há lista de espera, todos as pessoas que entram em contato são atendidas. Para ter acesso ao serviço, a pessoa precisa escolher no cartão, dia e horário e enviar uma mensagem para o profissional, e terá o atendimento. O serviço teve início desde o dia 9 de abril e até o momento já realizou em média 500 atendimentos.
Atendimentos online para Servidores e Terceirizados
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, através do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida – DSQV, adaptou os seus serviços em saúde para melhor acolher as demandas dos trabalhadores da Universidade, passando realizar atendimento online nas áreas de Enfermagem, Medicina (Clínica Geral e Medicina do Trabalho), Psicologia; Serviço Social e Assistente em Administração. Os serviços são oferecidos de segunda a sexta-feira, das 8h às das 12h e 13h às 17h.
O acolhimento de demandas ocorre por meio de formulário específico de Solicitação de atendimento Cais. As demandas serão respondidas através do e-mail informado pelo trabalhador no formulário ou por chamada de vídeo através do Skype, conforme avaliação da necessidade da equipe multiprofissional. Na hipótese de necessidade do atendimento por chamada e vídeo, o DSQV entrará em contato para agendar dia e horário. É necessário que os trabalhadores informem um e-mail com conta no Skype, para que as chamadas possam ser realizadas. Além do e-mail e do Skype, o DSQV está conectado às redes sociais através do Instagram, no perfil @cais_ufam, onde a equipe de Enfermagem atende todo o público, inclusive discentes.
Telessaúde
A Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Ufam têm oferecido diversos serviços ao público em geral que vão desde o esclarecimento de dúvidas sobre a covid-19 até o pré-diagnóstico da doença, dado pelos profissionais envolvidos no trabalho. Por meio do What’sApp e do serviço de mensagens automáticas (Chatbot), a população pode indicar o serviço que precisa e receber o atendimento necessário. Confira a seguir a lista dos serviços oferecidos pela Telessaúde da Ufam:
Serviços disponíveis pelo link: http://bit.ly/Covid19-ufam ou pelo What’sApp: (92) 99112-4888
Telegram - é um aplicativo de troca de mensagens de texto, vídeo, áudio e imagem. Será criado um grupo para interação da população em geral junto aos profissionais de saúde para esclarecimentos de dúvidas e obtenção de informações a respeito do atual cenário do covid-19.
Pré-diagnóstico para COVID-19 - Você poderá fazer um pré-teste para COVID 19 através das perguntas e logo dará um possível resultado positivo ou negativo ou suspeito para a doença.
Lives - As lives, entrevistas e informes sobre covid-19 são transmitidas nas redes sociais da Telessaúde: @Telessaude_ufam (instagram e youtube) e Telessaudeufam (Facebook).
Teleconsulta na modalidade multiprofissional - está sendo um marco histórico para a Telessaúde pois as profissões envolvidas tiveram a primeira oportunidade em desenvolver os atendimentos através de um ambiente virtual. Isto só foi possível graças aos residentes do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), das áreas de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Farmácia , Educação Física e Serviço Social que realizam os atendimentos.
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