Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a formandos dos cursos de Letras

Ufam outorga grau a formandos dos cursos de Letras

Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020, 14h41 | Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 14h44 | Acessos: 1428

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Finalistas dos cursos de Letras - Línguas e Literaturas Espanhola, Francesa, Inglesa e Portuguesa, da Faculdade de Letras (Flet), participaram da cerimônia de outorga de grau da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) na manhã desta terça-feira, 23. Ao todo, dez novos profissionais foram entregues mercado de trabalho e à sociedade.

Os egressos, do segundo semestre de 2019, receberam a titulação do reitor Sylvio Puga, o qual falou, em seu pronunciamento, da satisfação em ver mais um grupo de estudantes da Universidade chegando à etapa final da graduação. “Os senhores, ao longo do curso, tiveram grandes professores, mestres, doutores. Professores com larga experiência que puderam fazer o máximo pela formação de vocês. E eu não tenho dúvida em afirmar que nós estamos entregando hoje à sociedade os melhores profissionais nas suas respectivas áreas”, declarou.

Além disso, o gestor aproveitou a ocasião para anunciar a liberação da licitação da construção do novo prédio da Flet, publicado nesta manhã no Diário Oficial da União. “Lançamos hoje a licitação do novo bloco de Letras. É um sonho da faculdade e que bom que, nessa feliz coincidência, [...] no momento em que vocês colam grau, nós recebemos o Diário Oficial e tem aqui a publicação do novo bloco da unidade, o que representa a realização de um sonho para a comunidade da Flet”, discursou o professor Sylvio Puga.

Representando as turmas de formados, a oradora Patrícia Printes discorreu sobre a vivência acadêmica no contexto da Flet, lembrando, entre outras situações, as oportunidades de vivenciar a docência dentro e fora da Universidade. “Estamos aqui hoje não somente para completar um ciclo de anos, mas porque estamos dispostos a seguir adiante com a proposta de educar cidadãos e acreditar na capacidade de transformação destes que, uma vez transformados, possam transformar sua realidade”, ressaltou a formada em seu discurso.

Já o diretor da Flet, professor Cácio José Ferreira, ressaltou a necessidade do compromisso profissional constante para nortear o exercício diário da docência em sala de aula. “Aqui começa uma nova etapa e vocês se prepararam bastante para chegar nesse momento e agora é a hora de soltar e ir um pouco mais de longe. É um momento difícil. O curso de Letras precisa desse engajamento de todos. Vocês, novos professores, trazem, novas ideias, e precisam se dedicar ao máximo nessa jornada em relação ao conhecimento, ao ensino de língua e de literatura”, expôs. “Desejo muito sucesso, se dediquem ao máximo, sejam profissionais cada vez mais competentes nessa lida com as Letras”, completou.

O professor Saturnino José Valladares López, paraninfo orador dos cursos, destacou os desafios que os novos profissionais têm diante de si de lutar pela valorização da profissão que abraçaram. “Vocês são o futuro, os responsáveis pela educação e pelas melhoras. A área de letras, a nossa, está sendo constantemente desprezada por quem mais deveria protegê-la, pois não entendem a importância da língua, da literatura e da cultura. Mas vocês saem dessa casa com seus diplomas, sua sensibilidade e seus sentimentos. Acredito que juntos ainda podemos mudar o mundo”, estimulou ele.  “Esta manhã é de comemoração, mas amanhã começa um novo caminho. Alguns serão os novos professores do ensino médio, outros começarão seus estudos de especialização e mestrado, com a perspectiva futura ao doutorado e espero que alguns de vocês sejam nossos colegas, professores da Ufam. Estou muito feliz pelo sucesso de cada um, merecido e trabalhado. Foi muito bom conviver com vocês estes anos e conhecer pessoas maravilhosas. Terei saudades de vocês”, finalizou o professor.

Confira a lista completa dos novos profissionais formados pela Universidade Federal do Amazonas:

Formados de Letras – Língua e Literatura Espanhola

1. LUANA ABREU DA COSTA