Página inicial > Notícias Destaque > Ufam participa do I Congresso em web da Andifes

Ufam participa do I Congresso em web da Andifes

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 14h41 | Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 17h30 | Acessos: 991

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Com informações da Andifes

Entre os assuntos a serem debatidos pelos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior estão os reflexos da pandemia de covid-19 e os cenários possíveis para a retomada das atividades presenciais nas Universidades, Institutos Federais e Centros Federais de Educação Tecnógica

Nos dias 17 e 18 de junho, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promove o Congresso on-line “Realidade e Futuro da Universidade Federal”. Durante o evento virtual, serão apresentadas à sociedade as experiências e as reflexões de cada uma das universidades federais diante dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus.

Futuro das universidades públicas brasileiras

O presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal da Bahia, professor João Carlos Salles, em pronunciamento veiculado no site da Associação, destaca o momento delicado que as universidades atravessam e que o congresso virtual possibilita o intercâmbio de ideias para superar os desafios. “A Universidade Federal é lugar natural de reflexão. Essa capacidade de decidir, deliberar e aprofundar temas em uma estrutura que associa, intimamente, ensino, pesquisa e extensão é a base da autonomia da Universidade Pública. Enfrentamos, agora, a situação da pandemia e a Universidade desenha cenários, faz diagnósticos e pensa segundo a diversidade de cada instituição nas várias regiões do país“, declarou o presidente da Andifes.

Reinvenção no cenário pós-covid

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, afirma que o Congresso será uma excelente oportunidade para debater o futuro das Universidades públicas brasileiras. “Este momento de covid e pós-covid será momento de reinvenção das nossas Universidades. Ao ampliar a discussão, a Andifes aponta o caminho correto a seguirmos. Parabéns à Andifes pela iniciativa deste evento”, declarou o reitor da Ufam. Confira a mensagem em vídeo do reitor da Ufam sobre o congresso on-line da Andifes.

Programação

O evento será composto por três momentos: na manhã do dia 17, cada universidade federal realiza debate sobre os reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis para a retomada da normalidade das atividades. No período vespertino, os temas serão debatidos pelos colégios e fóruns assessores da Andifes. No dia 18, a partir das 8h30, ocorre a Plenária Nacional, ocasião em que todas as universidades, colégios e fóruns expõem as conclusões e apresentam uma síntese das respectivas reuniões do dia anterior. Às 17h, haverá uma conferência com o professor Roberto Romano, docente aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

Ufam

No dia 17, das 8 às 9h do horário de Brasília, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Selma Baçal, o diretor do Departamento de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Progesp), professor Jamal da Silva Chaar e a professora Marilene Corrêa, participam da Mesa e Roda de Conversa “A importância da pesquisa e da pós-graduação em tempos de pandemia na Amazônia”. Às 10h (horário de Manaus) / 11h (horário de Brasília), o pró-reitor de ensino de graduação, professor David Lopes Neto, participa da Roda de Conversa “Ufam em Foco: Como prosseguir com a educação em tempos de de pandemia?”.

Em seguida, às 11h de Manaus/12h em Brasília, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, administradora Vanusa Firmo, a pedagoga Mônica Barbosa e a assistente social Waldriane Nascimento participam como debatedoras do tema “EaDerizaçao do Ensino e Assistência e regionalização: as desigualdades são as mesmas, mas as soluções não”, a qual contará com a mediação do psicólogo Vinicius Padilla.

Confira a programação completa do Congresso.

Sobre a Andifes

Criada em 23 de maio de 1989, a Andifes é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.