Página inicial > Notícias Destaque > ICB realiza outorga de grau por videoconferência a 14 formandos

ICB realiza outorga de grau por videoconferência a 14 formandos

Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 15h31 | Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2020, 15h52 | Acessos: 1078

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou na manhã desta segunda-feira, 10, mais uma cerimônia de outorga de grau a distância de formandos dos cursos de Biotecnologia e Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), referente ao 2º semestre de 2019. Em razão da pandemia do coronavírus a Universidade, a partir de decreto do Governo Federal, passou a utilizar a ferramenta virtual para realizar a outorga de grau.

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, presidiu a sessão solene de outorga de grau a 14 formandos do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam. A cerimônia contou com a participação da diretora do ICB, professora Rozana de Medeiros Sousa Galvão, do pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, David Lopes Neto, dos paraninfos, professor Carlos Gustavo Nunes da Silva (curso de Biotecnologia), professora Juliana de Souza Araújo (curso de Ciências Biológicas), e Iza Marineves Almeida da Rocha (curso de Ciências Biológicas), que compuseram a mesa à distância.

A cerimônia é histórica porque é a primeira turma do ICB a formar por videoconferência e é o 6º grupo de formandos da Ufam a receber o grau por meio dessa ferramenta. Uma grande estrutura foi montada para realizar o evento virtual com equipes do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Cerimonial, Proeg e da Assessoria de Comunicação da Ufam.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, destacou a importância da solenidade por ser um ato histórico para o ICB, como também para os formandos que participaram de momento tão especial para o Instituto e para suas vidas. “É bom que vocês saibam que existe uma grande equipe que possibilitou a realização desta sessão que é um marco histórico para o Instituto. Parabéns pelo empenho de vocês formandos, professores e técnicos do ICB, que durante uma extensa jornada chegam neste último ato da graduação, com teor histórico, com o sentimento de dever cumprido. Vocês estão levando um legado de conhecimento que o ICB proporcionou a cada um com um olhar diferenciado da Amazônia”, disse o reitor.

Outro momento marcante no evento foi no pronunciamento da diretora do ICB, Rozana Galvão, ao pedir um minuto de silêncio para as vítimas da pandemia do coronavírus. Ela destacou a importância de estar participando de um momento tão especial de sua vida, como também para os formandos e, principalmente, histórico para o ICB. “Estou muito feliz por vocês e dizer da sensação de dever cumprido. Estudamos a vida em suas mais diversas manifestações em um espaço que sofre agressões todos os dias e por isso formamos profissionais qualificados para explicar para à sociedade e transformar esse espaço. A vida é a coisa mais importante por isso peço um minuto de silêncio para vítimas da pandemia do coronavírus. Lembro quando os estudantes chegam ao ICB com os olhos brilhando com todo o entusiasmo para viajar no mundo da aprendizagem. Este último ato da graduação demonstra toda uma vitória nesta trajetória de estudos”, destacou a diretora.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, David Lopes, parabenizou os formandos e ressaltou que eles ajudaram a construir a Instituição “é uma alegria quando temos que entregar profissionais qualificados à sociedade. Vocês ajudaram a construir a Instituição porque uma universidade é construída pelos seus membros”, destacou.

O orador da turma de Ciências Biológicas Daniel Saraiva Roessing disse que a experiência da academia foi um ciclo que reuniu diversas pessoas com uma afinidade pelo mundo natural. “A experiência da academia foi uma jornada surreal. Foi um ciclo que reuniu pessoas de diversas afinidades pelo mundo natural, cada uma com a sua bagagem, escrevendo sua história, ao mesmo tempo, compartilhando conhecimentos, uma grande afinidade pela vida, que descobrimos ser um verdadeiro universo dentro do universo. Tivemos momentos difíceis, fizemos escolhas difíceis, cometemos erros, vivemos grandes frustrações. Ao mesmo tempo, construímos amizades, nos ajudamos, e acessamos conhecimentos que levaremos para o resto da vida. Cada aula, cada prova, cada dia de campo e de laboratório, cada intervalo pro café, cada conexão que fizemos nos trouxe até aqui. Foi um enorme privilégio estudar biologia bem no meio de um dos maiores berços de vida do planeta”, disse o orador.

“Vocês têm uma capacidade de enfrentar dificuldades. São pessoas que têm a capacidade de se adaptarem a momentos de adversidades. Conseguiram chegar até este momento com muita força. Parabéns pela luta, pela dedicação”, ressaltou a professora Juliana Araújo, oradora dos cursos.

A formanda do curso de bacharel em Ciências Biológicas, Adryene Mota, agradeceu à Ufam pela oportunidade de vivenciar quatro anos incríveis. “Agradeço à Instituição por me permitir vivenciar quatro anos incríveis com meus amigos e professores maravilhosos. Tenho muito a agradecer a Deus, aos meus familiares e amigos que estiveram comigo nessa jornada. Dedico meus sinceros agradecimentos a minha mãe Afonsina, por todo apoio, e as minhas orientadoras, professoras Veridiana Scudeller e Deisy Saraiva, por todo ensinamento adquirido”, afirmou Adryene Mota.

FORMANDOS DO CURSO DE BIOTECNOLOGIA

1. JESSICA BATISTA DE OLIVEIRA