Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Pela primeira vez, Instituto de Ciências Exatas realiza outorga de grau por videoconferência
Início do conteúdo da página

Pela primeira vez, Instituto de Ciências Exatas realiza outorga de grau por videoconferência

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 14h33 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 15h46 | Acessos: 2717
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam 
 
Em solenidade virtual realizada na manhã desta terça-feira, 2, e transmitida ao vivo pelo canal da Assessoria de Comunicação da Ufam no You Tube, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, acompanhado do diretor do Instituto de Ciências Exatas, professor Raimundo Passos, outorgou grau a 49 graduandos do Instituto de Ciências Exatas (ICE). Os recém-formados eram dos cursos de Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química. 
 
Mesa de honra a distância 
 
Compuseram ainda a mesa de honra, na modalidade a distância, o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto; o paraninfo do curso de Estatística, professor Diego da Silva Souza; o paraninfo dos cursos de bacharelado e licenciatura em Física, professor Haroldo de Almeida Guerreiro; a paraninfa do curso de Geologia, Maria Rosária do Carmo; o paraninfo dos cursos de bacharelado e licenciatura em Matemática, professor Nilomar Vieira de Oliveira e o paraninfo dos cursos de bacharelado e licenciatura em Química, professor Marcos Batista Machado.
 
Momento histórico para o ICE
 
Durante a sessão solene a distância, o reitor destacou que os recém-diplomados fazem parte de um momento histórico do ICE e da Universidade. “Esta é a primeira colação de grau on-line do Instituto de Ciências Exatas de nossa Universidade e vocês integram esse momento tão marcante. Acredito que após esse período de pandemia, as solenidades nesse formato poderão ser realizadas novamente, considerando que muitos de nossos alunos desejam compartilhar esse momento tão importante de suas vidas com parentes que moram longe”, declarou.
 
Ele também ressaltou o protagonismo do ICE durante a suspensão das atividades presenciais da Ufam. “Desejo também ressaltar que a Universidade nunca para e dá constante contribuição através da ciência. Nossos professores do ICE têm oferecido pesquisas e informações relevantes para a sociedade e que respaldam decisões de gestores públicos e isso muito honra nossa Universidade. Professor Raimundo Passos, leve nossos cumprimentos aos colegas que só engrandecem o nome de nossa instituição com suas relevantes contribuições científicas”, elogiou o reitor.
 
Contribuições do ICE em tempos de pandemia
 
O diretor do ICE, professor Raimundo Passos, detalhou algumas das contribuições do Instituto sob sua direção e aconselhou os recém-formados a estarem sempre abertos à inovação. “No ICE teve da produção de álcool em gel a estudos que demonstram o andamento da covid-19 no Amazonas, pesquisas importantes que apontam as decisões que devem ser adotadas para a contenção da doença. A esperança é o que nos move. As dificuldades existem, mas sempre passam. Sei que vocês gostariam de estar no auditório Eulálio Chaves lotado para receber o diploma diante dos familiares que tanto lutaram com vocês, mas estejam atentos à inovação e a acolham. Esse momento de outorga de grau a distância é uma inovação e vocês fazem parte dele. Desfrutem desse momento diferenciado e inovador”. Parabéns a todos”, discursou o diretor.
 
Entre embaraços e encantos
 
Durante seu discurso, a oradora das turmas, bacharela em Geologia Rafaela Brandão dos Santos, ressaltou os desafios da trajetória. “É uma honra ser a porta-voz de profissionais tão excepcionais, de pessoas que, ao longo dessa jornada, oscilaram entre o embaraço e o encanto diante dos desafios. Nesse tempo, descobrimos que por trás das fragilidades sempre existe grande força. Pudemos contar com verdadeiros anjos da guarda, nossos professores e familiares, ao longo dessa trajetória na Ufam, que sempre foi, para nós, um grande lar. Sentiremos saudade de tudo, dos exercícios incontáveis aos ensaios para o festival folclórico da Universidade”, discursou a oradora.
 
Sonhos transformados em realidade
 
A paraninfa dos cursos, professora Maria Rosária do Carmo, cumprimentou os alunos que, ao se formarem, conseguiram transformar sonho em realidade. “Esse é um momento muito especial na vida de vocês. Provavelmente, é ainda mais importante para aqueles que os amam e que estiveram com vocês ao longo dessa jornada de transformar um sonho em realidade. Parabéns a cada um pela persistência que hoje é recompensada. Muito foi acrescentado à bagagem que cada um trouxe quando chegou à Ufam. Eu me sinto muito feliz pelas conquistas de vocês, especialmente, pelas 14 mulheres que hoje recebem o título de geólogas, fortalecendo a inserção feminina na área”, destacou a docente.
 
O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, elogiou a qualidade dos recém-formados. “Ao escolherem a Ufam para a formação de vocês, vocês escolheram se tornar profissionais de elevado nível de qualidade. Parabéns a todos os novos geólogos, matemáticos, estatísticos, químicos e físicos. Desejo muito sucesso a todos”, cumprimentou o pró-reitor.
 
Confira a lista de formandos
 
ESTATÍSTICA
 
1. AGMAR CASTRO MARTINS JUNIOR
2. ALEXANDRE MOREIRA LEITE
3. BRENO DOS SANTOS ALVES
4. ELISEU QUEIROZ LINS
5. GIORDANNA OLIVEIRA CORREA
6. KARINA SILVA MONTEIRO
7. VANESSA ALMEIDA DE LIMA
 
FÍSICA BACHARELADO
1. ARIANNA MANUELA SALAZAR VELASQUEZ
 
FÍSICA LICENCIATURA
1. NULLIANY CRISTINA SILVA DA SILVA
 
GEOLOGIA
 
1. ALAYANA ALMEIDA FARIAS
2. AMANDA OLIVEIRA RIBEIRO
3. ANA FLAVIA SOUSA DE OLIVEIRA
4. ANA PAULA ALMEIDA DA SILVA
5. ANNA CAROLINE ANDRADE PINTO
6. ANTONIA MARIA MACARIO FROZ
7. CARMEM JOICE DE MEDEIROS ROCHA
8. ELOYZE GUIMARAES ALFAIA DE OLIVEIRA MACHADO
9. JOABE MOREIRA DE SOUSA
10. JULIO IAGO BAILOSA SILVA
11. MANOELA DO NASCIMENTO ALVES
12. RAFAEL DE SANTANA CARVALHO
13. RAFAELA BRANDAO DOS SANTOS
14. RAISA SOARES DOS SANTOS COSTA
15. RAPHAEL SILVEIRA CONSTANTINO
16. TAYNA CAROLINE MENEZES RAMOS DA SILVA
17. VIVIAN MARJORIE BRAGA BANDEIRA
 
MATEMÁTICA APLICADA
 
1. PATRICK DA SILVA SENA
 
MATEMÁTICA BACHARELADO
 
1. JOSE VINICIUS RIBEIRO MARQUES 
 
MATEMÁTICA LICENCIATURA
 
1. AGNELO SILVA DE SOUZA
2. BEATRIZ ALBUQUERQUE RODRIGUES
3. DANIEL NASCIMENTO DOS SANTOS
4. DEBORAH VARGAS DE SOUZA BARROS
5. EDIVARDO BELO DOS SANTOS
6. GEOVANA FELIX DE MOURA TORRES
7. JESSICA DE SOUZA LEAO
8. LUCAS CUNHA DA SILVA
9. MARIA KELLYANE COSTA DOS SANTOS
10. NAIARA NUNES DE SOUSA
11. PEDRO PAULO MENDES CABRAL
12. RODRIGO BRASIL CASTRO
13. ROOSEVELT MAX SOUZA BUTEL
 
QUÍMICA BACHARELADO
 
1. GABRIEL DE ALBUQUERQUE BARROS
2. NATHALIA LAMENHA LOPES
3. SAMUEL FERREIRA GUEDES
4. THIAGO DA SILVA E DAMASCENO
 
QUÍMICA LICENCIATURA
 
1. ANNE HELLEN DE OLIVEIRA BARROS
2. LARISSA PALHETA CRUZ
3. LUCIANA ARAUJO MEIRELLES
4. MATEUS ELIAS SOARES DE ALMEIDA
registrado em:
Fim do conteúdo da página