Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Boletim Covid-19 > Faculdade de Psicologia faz atendimento online para a comunidade acadêmica durante o isolamento social
Início do conteúdo da página

Faculdade de Psicologia faz atendimento online para a comunidade acadêmica durante o isolamento social

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 08h19 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 16h08 | Acessos: 7053

Por Irina Coelho
Equipe Ascom Ufam

 

Os interessados em receber atendimento psicológico online podem entrar em contato direto com 15 psicólogos, das 9h às 12h e das 14h às 19h,  de segunda a sexta-feira, por meio de e-mail ou WhatsApp. A ação é uma iniciativa da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Fapsi/Ufam) e segue as regulamentações dos Conselhos Regional e Federal de Psicologia.    

A procura é espontânea e o atendimento funciona, em ritmo de plantão, a partir da busca dos interessados durante os horários disponíveis. Cada sessão tem duração de até 50 minutos, com flexibilidade no atendimento, e respeita as demandas de cada sujeito. Não é necessário agendamento prévio. 

De acordo com o professor Breno de Oliveira, quem precisar de acolhimento psicológico pode entrar em contato durante o plantão de atendimento. “Pedimos, em caso de grande demanda, paciência e informamos que existirão profissionais atendendo, simultaneamente, no mesmo horário. Esse é um trabalho de promoção de saúde mental e acolhimento psicológico no contexto de isolamento”, enfatiza.     

A diretora da Fapsi, professora Iolete Ribeiro da Silva, esclarece que no âmbito da Faculdade foi criado um subcomitê como parte das orientações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “A Fapsi avaliou o contexto e quais as demandas poderiam ser atendidas. Uma das ações é a oferta de escuta psicológica online para a comunidade acadêmica. Esse tipo de acolhimento psicológico se deve em função das pessoas serem, de alguma forma, afetadas pelo isolamento social”, explica.  

A docente lembra que foram mobilizados professores, egressos da graduação e mestrandos, todos psicólogos registrados no Conselho Estadual de Psicologia, para o atendimento. “Há uma mudança na rotina, suspensão das atividades presenciais no trabalho e das aulas e é natural que haja medo, ansiedade, raiva e tristeza no caminho. São sentimentos decorrentes das mudanças que a gente vivencia com a pandemia. Algumas pessoas podem necessitar de um suporte para encontrar alternativas para lidar com as pressões decorrentes deste momento. Para atendimento online, os profissionais disponibilizados à comunidade acadêmica são cadastrados na Plataforma do Conselho Federal de Psicologia e estão aptos para o acolhimento”, finaliza a diretora.



registrado em:
Fim do conteúdo da página