Página inicial > Notícias Destaque > Boletim Covid-19 > Ufam recebe R$500 mil do MEC para fortalecer ações de combate ao coronavírus

Ufam recebe R$500 mil do MEC para fortalecer ações de combate ao coronavírus

Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 10h37 | Última atualização em Segunda, 20 de Abril de 2020, 16h08 | Acessos: 5806

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Universidade, na manhã desta terça-feira, 7, irá definir quais iniciativas irão receber o apoio do recurso já liberado pelo Ministério da Educação.

Na capital e nos campi do interior, a Ufam vem realizando diversas ações de enfrentamento ao covid-19, o que levou ao Ministério a liberar o recurso para que elas possam ser ampliadas e consolidadas. A decisão do MEC foi informada ao reitor Sylvio Puga na tarde de segunda-feira, 6.

"Nesse momento é muito importante a trabalho de todos e, por meio desse repasse, o Ministério reconhece o trabalho que a Universidade Federal do Amazonas está realizando no combate à pandemia. Desde o início dos casos no Estado, a Ufam está desenvolvendo várias iniciativas para ajudar no enfrentamento ao problema tanto em Manaus quanto no interior, agora com esse recurso, poderemos fazer muito mais", declara o gestor.
De acordo com o professor Pedro Elias, membro do Comitê da Ufam, o repasse vem colaborar com as ações que já estão sendo realizadas e com as novas propostas que forem apresentadas durante a reunião. "Vamos nos reunir em um grupo de trabalho específico dentro do Comitê para tratar dessas ações, projetos e ideias que já existam dentro do grupo ou no âmbito da Universidade que possam ser contemplados", informa. "Agora o recurso tem uma limitação, ele só pode ser usado para custeio, portanto, não pode ser aplicado em equipamentos, por exemplo. Então, é basicamente para materiais de consumo e serviços", completa.
Ainda segundo o professor Pedro Elias, há o interesse da Ufam na produção de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, e também na construção e ampliação de plataformas de educação em saúde para orientação e consulta tanto da comunidade acadêmica como da sociedade em geral.

Conheça as ações que a Ufam vem desenvolvendo contra o coronavírus no Boletim covid-19.