Página inicial > Notícias Destaque > Ufam divulga medidas adotadas durante a suspensão das atividades acadêmicas

Ufam divulga medidas adotadas durante a suspensão das atividades acadêmicas

Publicado: Terça, 17 de Março de 2020, 13h06 | Última atualização em Quinta, 19 de Março de 2020, 18h16 | Acessos: 6471

A Universidade Federal do Amazonas, por meio de suas Pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), de Extensão (Proext) e de Gestão de Pessoas (Progesp), informa a comunidade acadêmica e o público em geral quanto aos procedimentos adotados durante a suspensão das atividades presenciais (de 16 a 30 de março), medida praticada para evitar a disseminação do Covid-19 no Amazonas.

Ensino de Graduação

Entre as ações contidas no Ofício Circular N 007/2020 da Proeg estão:
Todos os setores da Proeg estarão em funcionamento remoto, utilizando os sistemas necessários para a execução das tarefas de cada um.  As demandas devem ser encaminhadas via e-mail para o endereço eletrônico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
As atividades do Calendário Acadêmico sofrerão os ajustes necessários após a suspensão. A exceção ocorre nos casos de defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso, já programadas, que podem ser feitas virtualmente, desde que autorizadas pela coordenação de curso juntamente com a direção da unidade acadêmica.
As colações de grau estão suspensas até nova orientação.
A matrícula dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Especial  para o curso de Língua Brasileira de Sinais - Libras, prevista para esta terça-feira, 17, será postergada.
Demais informações acesse o documento na íntegra.

Pesquisa e Pós-graduação

Já o documento emitido pela Propesp traz orientações como:
As aulas presenciais estão suspensas. A organização da oferta de disciplinas presenciais em cada Programa deverá ser feita com a adaptação possível, no retorno das atividades regulares.
Orientações de pesquisas devem ser feitas remotamente.
As atividades de pesquisa que necessitam de acompanhamento contínuo devem ser executadas por servidores e/ou alunos que não estejam entre os grupos de maior vulnerabilidade, de forma seletiva e escalonada, com o mínimo possível de pessoas envolvidas.
As atividades de pesquisa que envolverem seres humanos devem ser suspensas, à exceção das que estejam trabalhando diretamente com coronavírus.
Os estudantes devem manter seus orientadores e supervisores atualizados sobre suas condições de saúde e trabalho.
Eventos e viagens nacionais e internacionais devem ser adiadas.
Os exames de qualificação e as defesas de dissertação e teses também devem ser postegadas.
Para mais informações, acesse o documento completo.

Extensão

A Pró-reitoria de Extensão também emitiu ofício circular para divulgar a situação de suas atividades durante o período de suspensão:

Ficam suspensas as atividades de certificação até a regularização das atividades presenciais;

O pagamento de bolsas de estudantes será mantido, portanto os prazos de entrega de frequências permanecem inalterados.

O prazo para ajustes de pendências referente aos Editais de Projetos de Extensão para 2020 foi prorrogado até o dia 7 de abril de 2020. Todas as resoluções de pendências deverão ser feitas via e-mail, SEI, eCampus e pelo SIGProj;

O atendimento ao público externo será feito através do e-mails e celulares institucionais disponíveis no documento completo.

Gestão de Pessoas

De acordo com o Ofício Circular N 002/2020 da Progesp, algumas das medidas apresentadas, são:

Suspender o atendimento ao público em todos os ambientes administrativos das unidades acadêmicas e administrativas da Ufam.
Utilizar o trabalho remoto para todas as áreas administrativas e de gestão dos setores da Universidade utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para toda tramitação processual e demais sistemas para a realização de tarefas e serviços.
Os serviços essenciais de vigilância, limpeza e conservação, energia e água não deverão ser paralisados.
Os editais de assistência estudantil ficam mantidos, assim como a publicação do novo edital de afastamento stricto sensu e a condução do Edital de Oportunidades N. 004/2020, podendo este sofrer alteração em seu cronograma.
Servidores com 60 anos ou mais e aqueles com doenças crônicas devem evitar deslocamentos aos campi da Ufam e o contato social direto, considerando que estão na faixa de risco da doença.
Mais detalhes, confira o documento.

Os três documentos informam que tais medidas podem sofrer alterações a qualquer momento a depender da situação identificada no Amazonas e o direcionamento dado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Ufam.