Página inicial > Notícias Destaque > CAPES/BRAFAGRI - Ufam oferece quatro bolsas de intercâmbio acadêmico na França

CAPES/BRAFAGRI - Ufam oferece quatro bolsas de intercâmbio acadêmico na França

Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 16h04 | Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2020, 16h04 | Acessos: 3018

Já pensou em estudar na França? Os discentes dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Engenharia de Pesca podem participar, entre os dias 9 de março e 3 de abril, da seleção para intercâmbio acadêmico, modalidade graduação-sanduíche, nas escolas francesas do grupo France Agro 3 (ESA d’Angers, ISA Lille, École d’Ingénieure de Purpan e ISARA Lyon), no âmbito do Programa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES/BRAFAGRI.

Serão oferecidas quatro vagas, com início das aulas em setembro de 2020, para permanecer na França por um período de quatro a 12 meses. Para realizar as inscrições, os interessados devem procurar a secretaria geral da FCA das 09h às 12h e das 14h às 17h, localizada no bloco FCA 1, 2º Andar, setor Sul, campus universitário. A iniciativa é coordenada pela Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam) e em parceria com as Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Confira o edital completo aqui.

Os selecionados receberão bolsa mensal de € 870 euros, seguro saúde de € 90/mês, auxílio instalação de € 870,00 e auxílio deslocamento para passagem aérea. Ao retornar, todo intercambista deverá fazer apresentação oral das atividades desenvolvidas no intercâmbio com a França, dentro do Programa BRAFAGRI.

Requisitos do bolsista

Para concorrer, o bolsista deve estar devidamente matriculado na Ufam e com frequência em disciplinas; ter concluído, pelo menos, 20% da porcentagem de integralização curricular requerida pelo curso de origem, no momento da candidatura; não ter concluído mais que 80% de integralização curricular requerida pelo curso de origem, no momento do intercâmbio. O retorno ao Brasil deve ocorrer com, pelo menos, um semestre letivo de antecedência ao prazo regulamentar de conclusão da graduação; não ter sido agraciado anteriormente com bolsa de estudos no exterior, em nível de graduação, em função de bolsa individual, programa ou projeto financiado pelo Governo Federal e ter obtido pontuação igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, em teste realizado após 2009.

Os candidatos selecionados devem comprovar nível mínimo de proficiência em língua francesa: B1 (definido pelo quadro europeu comum de referência para línguas) certificado por testes reconhecidos internacionalmente: Test de Connaissance du Français TCF (obedecida a validade estabelecida no documento de aprovação), DELF ou DALF. No caso de não ter o certificado, o aluno deverá se submeter a um exame de proficiência da língua francesa. O candidato que não apresentar o teste de proficiência em língua francesa será automaticamente desclassificado.

Critérios de seleção e resultado

A seleção tem como critérios: 1) a avaliação do histórico acadêmico para conferência da média relativa 2) pontuação do currículo, conforme critérios estabelecidos no Edital 3) Avaliação oral. O Resultado preliminar será divulgado dia 14 de abril, no mural da secretaria geral da FCA.

Mais informações AQUI.