Página inicial > Notícias Destaque > Boletim Covid-19 > Ufam cria comitê de enfrentamento ao Covid-19 (Coronavírus)

Ufam cria comitê de enfrentamento ao Covid-19 (Coronavírus)

Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 15h48 | Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 14h52 | Acessos: 13155

Com a confirmação de novos casos do Covid-19 no Brasil e o retorno das aulas, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) criou comitê para informar à comunidade acadêmica sobre transmissão, sintomas e, especialmente, prevenção contra o vírus. Nos dias 10 e 11 de março, estão previstas palestras com o infectologista e docente da Ufam, professor Bernardino Albuquerque.

De acordo com o presidente do comitê e palestrante, professor Bernardino Albuquerque, hábitos e procedimentos precisam ser difundidos e implementados. “As medidas de controle restringem-se às formas de contaminação conhecidas, destacando-se a transmissão pessoa a pessoa ou por via indireta, por meio da contaminação de superfícies. Consequentemente, hábitos como o lavar as mãos com maior frequência, higienização com uso de álcool em gel, evitar aglomerações, orientar quanto aos procedimentos de indivíduos com sintomas respiratórios, dentre outras, precisam ser difundidos e implementados”, esclarece.

Ao falar sobre o comitê, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, diz que a ideia é informar à comunidade acadêmica a partir de fontes confiáveis. “Disponibilizamos profissionais capacitados para tratar do tema e evitar pânico na comunidade acadêmica. Estamos acompanhando de perto a evolução da emergência do Covid-19 e as respostas dos órgãos competentes. O comitê permite também definir novos rumos e novas estratégias de intervenção caso seja necessário’, destaca.

Frentes de atuação

A diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Ufam), responsável pelo gerenciamento da política de atenção à saúde, qualidade de vida e segurança do trabalho da Ufam, também atua em parceria com o comitê. De acordo com o diretor Ronaldo Vitoriano Bastos são duas frentes de atuação. “A primeira trabalha na prevenção e educação da comunidade universitária e a segunda será de atendimento”, disse.

O comitê, conforme portaria Nº 453 e 466, é formado por representantes da chefia de gabinete, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Ufam), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Faculdade de Medicina (FM), Departamento de Assistência Estudantil (Daest), Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/Ufam), Gerência de Telessaúde, Faculdade de Odontologia (FAO) e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

Acompanhe a programação das palestras.

Dia

8h30

Auditório Dr. Zerbini, da Faculdade de Medicina para alunos e servidores Ufam dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia.

Centro de Convivência durante a recepção dos calouros.

O que é Coronavírus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (Covid-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os Coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Etiqueta do espirro

A maneira correta de espirrar é a utilização do antebraço para cobrir a boca e evitar o contato com as mãos. A ação evita o espalhamento de gotículas com vírus pelo ar ou pelas mãos.

Fake News

Informações falsas sobre o Covid-19 causam pânico na população e atrapalham os trabalhos de investigação das autoridades competentes. O Ministério da Saúde disponibiliza mais informações no seu site e no aplicativo ‘Coronavirus’, disponível para Android e IoS.