Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

ICSEZ – Obras do bloco quatro serão iniciadas em fevereiro

Publicado: Terça, 21 de Janeiro de 2020, 12h17 | Última atualização em Terça, 21 de Janeiro de 2020, 13h16 | Acessos: 694

A partir de fevereiro de 2020, terão início as obras do Bloco IV do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Zootecnia (ICSEZ), Unidade Acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Parintins. Os mais de 4,4 mil metros quadrados serão divididos em 19 salas de aula, 21 laboratórios, salas administrativas e salas de professores.

Conforme a Ordem de Serviço para a contratação da executora, emitida pelo Departamento de Engenharia da Prefeitura do Campus (PCU), o prazo máximo para a execução do projeto é de 420 dias corridos. A Construtora JEP Construções e Projetos Civis LTDA-ME assinou com a Universidade o Contrato N º33/2018, cujo valor licitado é de exatos R$ 5.841.996,93.

De acordo com o reitor, professor Sylvio Puga, a assinatura do documento que dá início às obras do novo bloco representa muito para a comunidade acadêmica do Icsez, unidade acadêmica da Ufam, em Parintins. “Estamos felizes em dar início a mais esse objetivo, o que garante, efetivamente, a prestação do ensino de qualidade aos nossos alunos e uma estrutura mais moderna para que nossos técnico-administrativos e professores possam desenvolver seus trabalhos ainda melhor", afirma.

Segundo o diretor do ICSEZ, professor José Luis Fonseca, o prédio vai atender os cursos de Zootecnia e Licenciatura em Artes. “O início das obras do novo bloco é muito importante para a comunidade acadêmica de Parintins, pois vai proporcionar melhores condições de trabalho aos professores e técnicos. Os alunos terão uma estrutura mais adequada para atendê-los. Nesse sentido, o bloco quatro está estruturado em quatro pavimentos, nos quais haverá salas de aula e laboratórios para os cursos de Zootecnia e Artes Visuais, além de salas de professores. É também uma oportunidade de melhores condições de trabalho e atendimento na área administrativa”.

A prefeita Carmem Silvia Viana Guimarães explica que o Bloco de Parintins era uma das metas estabelecidas pela gestão do Reitor Sylvio Puga. "A Prefeitura do Campus licitou esse bloco ainda no primeiro semestre de 2019, mas, devido a uma demora na liberação da licença pelo Ipaam [Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas], o que ocorreu apenas no fim de 2019,  o cronograma  ficou para o inicio de fevereiro. Estamos com a previsão de também darmos continuidade à construção do restaurante universitário a fim de atender as necessidades da comunidade acadêmica. A gestão atual esta buscando o recurso para concluirmos a obra", explica ela.

Detalhamento da obra

O diretor do Departamento de Engenharia da Prefeitura Universitária, servidor Milton Gomes de Oliveira Junior, explicou detalhes. “A obra será dividida nas seguintes etapas: instalação do canteiro, execução de infraestrutura, execução da superestrutura, instalações complementares e acabamentos”, informa o engenheiro. Ainda segundo ele, a previsão é de que o prédio seja entregue em 14 meses.

Distribuído em quatro pavimentos, o novo prédio trará melhorias nas condições de trabalho e de estudos a toda a comunidade universitária do Instituto, sobretudo aos cursos de Zootecnia e Artes Visuais. No térreo haverá sete laboratórios de Zootecnia, um laboratório de Gravura, um laboratório de Esmaltação, um laboratório de Poética Tridimensional e uma Galeria Experimental.

Os recintos do segundo pavimento incluem mais sete laboratórios de Zootecnia, um laboratório de Pintura e um laboratório de Poesias Digitais, além de duas salas de aula. No terceiro piso, serão abrigadas outras dez salas de aula e um laboratório de Desenho. Já no último pavimento, além dos laboratórios de Fotografia e de Arte-Educação, serão abrigadas sete salas de aula, duas salas de professores e três salas administrativas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página