Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Coronavírus > Professores do ISB criam guia de segurança para os profissionais da Atenção Básica em Saúde
Início do conteúdo da página

Professores do ISB criam guia de segurança para os profissionais da Atenção Básica em Saúde

Publicado: Terça, 05 de Maio de 2020, 14h38 | Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2020, 09h34 | Acessos: 1822

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

 

Elaborado por professores do curso de medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), situado no município de Coari, o Guia apresenta várias orientações de segurança para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) a fim de protegê-los.

No Brasil, Atenção Primária à Saúde compreende – na estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) – a primeira unidade médica a ser procurada pelo paciente de baixa gravidade, como as UBS e as Unidades de Estratégia de Saúde Familiar (UESF), conhecidas como Casinhas. No caso de infectados pela covid-19, as unidades de atenção básica são o primeiro lugar a receber os pacientes em busca de tratamento, por isso, o Guia de Segurança é dedicado a esse grupo de profissionais.

De acordo com a professora do ISB, Maria Helena Checchi, a ausência de material de orientação para os profissionais da Atenção Básica em Coari foi a razão para que o Guia de Segurança fosse desenvolvido. “Há anos atuo nas unidades de saúde e só vi material abordando a segurança dos pacientes usuários. Não encontrei qualquer material que orientasse os profissionais de uma unidade de saúde quanto às padronizações de segurança, higiene e reorganização de fluxos”, conta a docente. “Pretende-se informar sobre os cuidados desenvolvidos na Atenção Primária à Saúde voltados para a reorganização dos atendimentos realizados nas UBS frente à pandemia do covid-19, com foco na segurança tanto dos profissionais quanto da comunidade”, expõe.

Feito em colaboração entre professores do ISB e docentes convidados, em suas 23 páginas o Guia de Segurança apresenta o panorama geral da doença e procedimentos a serem executados para a proteção da equipe de profissionais que trabalham nas UBS e dos pacientes, entre outras informações. “Diversas fontes apoiaram a construção deste material, como sites da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde”, revela Maria Helena Checchi.

Segundo a professora, é fundamental que as equipes que trabalham em UBS e UESF conheçam as informações sobre reorganização de fluxo, paramentação e desparamentação, condutas durante as visitas domiciliares, além da higienização da unidade, e cuidados que os profissionais devem tomar ao retornar ao lar, que estão contidas no Guia. “Acredito que a academia tem a obrigação de apresentar pesquisas e material para conhecimento de toda a população no sentido de participar da melhora da qualidade de vida (ou transformação) de toda a população, especialmente, no Amazonas”, ressalta. “Mediante a gravidade da pandemia, nosso desejo é que este material possa ser compartilhado com outros Estados também”, conclui.

Acesse o “Guia de Segurança para Profissionais Atuantes na Atenção Primária à Saúde Durante a Pandemia de Covid-19”

registrado em:
Fim do conteúdo da página