Ufam participa do XII Encontro Nacional de Estudantes Indígenas entre os dias 5 e 8 de agosto
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), entre os dias 5 e 8 de agosto, no Centro de Convenções Vasco Vasques, participa da décima segunda edição do Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI), promovido pelo Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (MEIAM); Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena (FOREEIA) e pela Articulação dos povos e articulações indígenas do Amazonas (APIAM). O evento reúne mais de 290 trabalhos de estudantes indígenas de todo o país e promove o debate entre indígenas inseridos na Educação Superior.
Com o tema “Justiça Climática e Direitos Humanos: as Ciências Indígenas como rede de troca para o equilíbrio humano no mundo terrestre", o Encontro traz um stand da Ufam, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext), com lançamentos de livros e roda de conversa com os autores indígenas Jaime Diakara Dessana, Justino Sarmento e Silvio Bará, Clarinda Ramos Satere Mawe; exposição dos trabalhos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Equidade e o Curso Formação de professores Indígenas; defesa da tese intitulada “Aju Munduruku gase je? O que é ser munduruku hoje?”, da docente da Ufam, professora Danielle Gonzaga, do povo Munduruku; roda de conversa com as indígenas Thaís Dessana e Celeste Melgueiro; exposições de tecnologias indígenas (caxiri, artesanato, livros, quinhampira, tintas etc.) e artesanato e grafismo YE’KWANA.
De acordo com a pró-reitora de Extensão, professora Flávia Melo, a Universidade reconhece que a articulação entre os saberes indígenas, os conhecimentos ocidentais e demais vertentes científicas, inserida nos currículos e nas investigações acadêmicas, contribui para uma visão ampla e integrada da Ciência, além de favorecer uma compreensão mais complexa e interdisciplinar.
“A presença da UFAM no ENEI reforça o compromisso da nova gestão da universidade com a inclusão e a permanência indígena. Ainda mais, com a valorização dos conhecimentos indígenas e o diálogo entre diferentes conhecimentos”, destacou a pró-reitora.
ENEI
O Encontro é um espaço de discussão para que os estudantes possam debater sobre suas pesquisas e produções acadêmicas a partir de suas respectivas áreas, sob pontos de vista intercientíficos. Ao todo, serão quatro eixos de temáticos, distribuídos em: História, Memória e Identidade dos Povos Indígenas; Saúde, Educação e Políticas Linguísticas para os Povos Indígenas; Movimento Indígena e Territorialidade e Diversidade, Sexualidade, Gênero e maternidade/paternidade indígena;
A abertura do evento está prevista para o dia 5 de agosto, às 17h. Confira a programação completa AQUI
Redes Sociais