Página inicial > Notícias > Notícias Destaque > Professor Nelson Kuwahara, da Faculdade de Tecnologia, defende Memorial e é promovido a titular

Acessos: 617

Na última segunda-feira, 2, o professor Nelson Kuwahara realizou a defesa de seu memorial, na Sala de Reuniões da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/Ufam), para obter promoção a titular da carreira de Magistério Superior.

Edição Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

A apresentação evidenciou a jornada de formação do docente, principalmente quanto às contribuições no ensino e na orientação nos níveis de graduação e pós-graduação, bem como suas atividades de pesquisa, extensão e gestão. Durante a defesa, destacou a atuação junto ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tendo em vista o seu enquadramento como Avaliador do Basis/INEP e do Ad Hoc do Conselho Estadual de Educação - CEE do Estado do Amazonas, em ambos como avaliador externo in loco em atos de autorização, reconhecimento e renovação de cursos de graduação realizados em nível nacional.

De acordo Kuwahara, a defesa de memorial viabiliza momento ímpar para que os candidatos à promoção para o cargo de docente titular sistematizem suas produções técnico-científicas, atividades de ensino na graduação e pós-graduação, atuações administrativas e em pesquisa, inovação e extensão, além de apresentarem as respectivas trajetórias de formação e capacitação. “O conjunto de tais informações deve transparecer o atendimento em nível satisfatório de indicadores, evidenciando a postulação ao cargo de professor titular pelo alcance de patamares de qualidade e quantidade adequados ao último nível na carreira acadêmica”, disse.

“Sem sombra de dúvidas, a chegada ao último nível na carreira acadêmica representa o coroamento de um longo período de atuação do docente na academia. A promoção funcional é o que todos os professores que ingressam na carreira do magistério superior almejam. Inobstante, não significa que representa a etapa final de atuação do docente, e sim que devem continuar seu ofício e manter o mesmo nível de qualidade e quantidade de produção apresentada nesse último interstício que fora avaliado para a promoção”, avaliou o docente.

A Comissão Especial de Avaliação foi composta pelos seguintes membros: professor Thomaz Décio Abdalla Siqueira (presidente/Ufam), assim como presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA/Ufam e os docentes  Ricardo Triska e Eugênio Andrés Diaz Merino, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e Fábio Gonçalves Teixeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Sobre o professor

Professor Associado 4 da Ufam. Coordenador do Laboratório Transportar, Departamento de Design e Expressão Gráfica (DEG), Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1997). Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas (1999). Doutorado em Engenharia de Transportes, PET - COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008).

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD). Coordenador da Task WP3-FT-Design no Projeto Super (Convênio Ufam/Sansung). Coordenou e atuou em projetos de pesquisa em logísticas e transportes apoiados pelo CNPq, Finep, Fapeam, Denso.

Possui artigos publicados em anais de congressos e periódicos nacionais e internacionais. Possui capítulos de livros da área de transportes e logística. Tem experiência na área de engenharia mecânica, planejamento de transportes e logística, planejamento energético, métodos de tomada de decisão, geração de energia, análise de impactos ambientais, desenvolvimento de produtos, propriedade industrial.