Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam firma acordo de cooperação técnica com a universidade russa Kazan State University of Architecture and Engineering
Início do conteúdo da página

Ufam firma acordo de cooperação técnica com a universidade russa Kazan State University of Architecture and Engineering

Publicado: Terça, 25 de Fevereiro de 2025, 15h58 | Última atualização em Terça, 25 de Fevereiro de 2025, 15h58 | Acessos: 117

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), dia sete de fevereiro, firmou termo de cooperação técnica com a universidade russa Kazan State University of Architecture and Engineering de Kazan (KSUAE). O acordo foi assinado durante o Fórum Kazanysh, na Republic of Tatarstan, localizada na Rússia, pelo reitor Rashit Nizamov e o professor Marcos Cereto, coordenador do Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia (Nama), que representou o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.  

O pacto inicia aproximação da Ufam com universidades do Brasil, Rússia, Índia,  China e África do Sul (BRICS+) em ações conjuntas para a realização de pesquisas, cursos de verão e aprimoramento conjunto na área de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. De acordo com o professor  Marcos Cereto, o memorando prevê uma cooperação educativa, científica e cultural entre as duas universidades e a Ufam avança no processo de internacionalização e se torna pioneira no Brasil na relação institucional deste novo momento no BRICS+.

“A relação entre a KSUAE será com o Nama e abrangerá os campos da Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil. Além disso, prevê intercâmbio de membros do corpo docente e do pessoal; intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação; participação conjunta em programas científicos e de investigação; promoção de conferências, seminários, escolas de verão e aulas de mestrado conjuntas; desenvolvimento de programas e projectos conjuntos de ensino e investigação; intercâmbio de informações, trabalhos científicos e outros materiais científicos e didaticos de interesse mútuo das instituições. O Nama irá promover atividades em conjunto com a KSUAE e permitirá a participação de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil”, explicou o docente.

A KSUAE oferece cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil com excelente infraestrutura e laboratórios consolidados. O International Studio é um programa onde os alunos de diversos países se reúnem e participam de competições internacionais de projetos importantes premiações. 

Parceria

O professor Marcos Cereto relembrou que a parceria surgiu durante sua participação no Fórum Kazanysh, nos dias 6 a 8 de fevereiro, em Kazan, na Rússia. Pela primeira vez, prefeitos, arquitetos-chefes e representantes de universidades de arquitetura do BRICS+ estiveram no Fórum, que deu continuidade a cúpula do BRICS+, realizada em outubro de 2024, com representantes da Rússia, China, Brasil, Índia, África do Sul, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Egito, Etiópia e outros países. Ao todo, foram cerca de 11 mil participantes, com 400 palestrantes de 23 países. 

“O trabalho de internacionalização realizado pelo Nama nos últimos anos com a parceria com universidades, artistas e pesquisadores de 12 estados brasileiros motivou a criação de um rede internacional com arquitetos, universidades e professores do BRICS+. O convite partiu da Kazan State University of Architecture and Engeneering. A formalização do memorando representa a materialização desta ação com a aproximação entre os países do BRICS+ com a  Ufam e KSUAE sendo pioneiras na celebração deste acordo”, ressaltou o professor.

Visita técnica

Além do acordo, no dia 9 de fevereiro, foi realizada uma visita técnica às instalações da KSUAE. Na visita participaram o professor Marcos Cereto, represnetando a Ufam, o professor Bruno Santa Cecília da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a professora Alta Steenkamp da School of Architecture, Planning & Geomatics, localizada na Cidade do Cabo, África do Sul, o professor Pedro Morais da PUC-Minas, o professor Dawit Benti do Institute of Architecture Building Construction and City Development da Etiópia e o professor Jonathas Silva da PUC-Campinas.

De acordo com o professor Marcos Cereto, na visita técnica com os demais professores foi observada a qualidade da infraestrutura da Universidade em Kazan com laboratórios de ponta. “O pioneirismo da celebração do memorando entre Ufam e KSUAE possibilitará ao Nama incluir neste primeiro momento as universidades UFMG, PUC-Minas e PUC-Campinas nas ações a serem planejadas - em cooperação técnica entre as universidades brasileiras”, destacou.

Nama 

O Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia foi constituído em 2016 como um coletivo independente com a congregação de artistas, arquitetos, professores, pesquisadores e grupos de pesquisa de universidades brasileiras. Atualmente está localizado na Universidade Federal do Amazonas como um núcleo temático da Faculdade de Tecnologia e busca o reconhecimento, a documentação, a preservação e a difusão da modernidade amazônica.



registrado em:
Fim do conteúdo da página