Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Curso de Licenciatura em Letras Libras celebra 10 anos de existência
Início do conteúdo da página

Curso de Licenciatura em Letras Libras celebra 10 anos de existência

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2024, 15h35 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2024, 15h42 | Acessos: 210

Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

O curso de Licenciatura em Letras-Libras, ligado a Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet\Ufam), no mês de novembro, celebrou 10 anos de existência dedicados à formação de professores aptos a trabalhar com a população surda do Amazonas. Para celebrar a data, o curso realizou, entre os dias 26 e 29 de novembro, a VI Semana do Letras-Libras e o II Setembro Surdo com o tema "10 Anos de Conquistas e Conexões: Diversidade e Identidade no Mosaico Cultural da Educação, Linguística e Literatura Surda".

A programação contou com palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações culturais, abordando temas como diversidade e identidade surda, educação inclusiva, Libras, literatura surda e tradução e interpretação. A implantação do curso, em 2014, representou um importante passo na consolidação da atuação da Ufam na formação de professores bilíngues, surdos e ouvintes, para atenderem às comunidades surdas, fortalecendo seu compromisso institucional com a realidade social e seguindo o preceito constitucional da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências.

De acordo com a coordenadora do curso de Licenciatura Letras-Libras, professora Tatyana Sampaio Monteiro Pessoa da Costa, o curso tem se destacado nas pesquisas e práticas pedagógicas, sendo o primeiro no estado a alcançar nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). “A VI Semana de Letras-Libras e o II Setembro Surdo da Ufam celebraram 10 anos de conquistas significativas na formação e valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da comunidade surda. Setembro é um mês de grande importância para a comunidade surda, com datas que marcam avanços e desafios históricos, como a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil (26 de setembro de 1857), o Dia Nacional do Surdo, o Congresso de Milão (6 e 11 de setembro), o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23 de setembro) e o Dia do Tradutor (30 de setembro). Essas datas evidenciam os progressos e as lutas contínuas da comunidade surda”, explicou a docente.

A coordenadora acrescentou ainda que o evento celebrou uma década de avanços, reafirmando o compromisso da Universidade com a inclusão, diversidade e fortalecimento da identidade surda, além de contribuir para um mosaico cultural rico e vibrante, tanto na educação quanto na sociedade. “O evento foi um grande sucesso, com uma programação de destaque, incluindo palestras, oficinas, uma exposição e o Show de Libras, que encantou todos os participantes”, relembrou.

Para o diretor da Faculdade de Letras, professor Robert Rosas, o curso assegura os direitos humanos universais e possibilita a inclusão linguística. “A direção da Faculdade parabeniza todo o curso de Letras Libras pelo evento comemorativo da VI Semana do Letras-Libras, do II Setembro Surdo e dos 10 anos do curso. Parabenizamos o curso pela qualidade socialmente referenciada, pela integração da coordenação com docentes, discentes, técnicos-administrativos e comunidade externa; destacamos a aprovação do projeto do curso no Parfor Equidade, com turma iniciando na cidade de Parintins e ressaltamos a importância do curso no processo de acessibilidade e inclusão linguística na Ufam", finalizou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página