Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam traz para o Norte primeiro ouro em maratona de programação nacional e avança para a etapa latino-americana da competição
Início do conteúdo da página

Ufam traz para o Norte primeiro ouro em maratona de programação nacional e avança para a etapa latino-americana da competição

Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2024, 11h06 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2024, 15h16 | Acessos: 439

Ao todo, 13 dos 65 times participantes na final brasileira vão concorrer na etapa latino-americana da competição internacional de programação voltada para graduandos, em março de 2025

Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

A equipe formada por estudantes do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), batizada de “Provado por AC”, conquistou o primeiro ouro para a Instituição na 29ª Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), ocorrida capital paraibana de João Pessoa, entre os dias 7 e 10 de novembro. Esta é a primeira vez que uma equipe nortista fica com o ouro na etapa nacional e à frente do Sul e do Centro-Oeste, tornando histórica a vitória dos estudantes da Ufam e permitindo que a equipe avance para a próxima fase, ao lado de outras 12 mais bem classificadas.

O time, composto pelos graduandos Raquel Folz, Fernando Neder, Jônatas Azevedo e João Alfredo Bessa (reserva), se prepara para a próxima fase, que é a Final Latino-americana, a ser realizada entre os dias 12 e 17 de março de 2025, no estado da Bahia. O ouro na 29ª Maratona Brasileira da SBC já classificou o trio para competir na Final Latino-americana. O resultado desta segunda etapa, que é regional, garante uma vaga na terceira e última fase, da qual participam estudantes do mundo todo. A final mundial fica a cargo do International Collegiate Programming Contest (ICPC). Com um ouro (2024) e um bronze (2019), a Ufam é hoje a única competidora do Norte a ter medalhas no nacional. Neste ano, ficou à frente dos concorrentes das regiões Sul e Centro-Oeste.

Entusiasta da participação dos acadêmicos nessa que é a principal competição da área no país, o diretor do Icomp, professor José Luiz de Souza Pio, orgulha-se deste resultado e torce por mais vitórias inéditas para a Universidade. “Parabéns aos nossos campeões por essa conquista que coloca o Instituto de Computação da Ufam em destaque no cenário nacional e internacional! Estamos na torcida por vocês na próxima etapa!”, comemora.

Preparação e resultados

O processo de preparação foi orientado pela docente do Icomp Rosiane Rodrigues, doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2009. Além da orientação técnica da professora Rosiane, os maratonistas contaram com a experiência do egresso de Ciências da Computação da Ufam, ex-competidor e atual mestrando do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade, Thailsson Andrade. Esta equipe de 2024, da qual eles são coach e co-coach respectivamente, conquistou o 4º lugar geral na final brasileira (ficando no grupo ouro) e o 9º lugar entre os 524 times da América Latina.

Segundo a professora Rosiane, que encabeça a participação do Icomp em competições científicas há cerca de duas décadas, a Ufam tem presença cativa nesse evento. "Todo ano nós participamos, e temos sido sistematicamente campeões da região Norte, o que nos classifica para as finais nacionais, fase em que já tínhamos conquistado a medalha de bronze. Em 2022, fomos finalistas do mundial em Moscou (Rússia)", enumera a docente. A professora esclarece ainda que a medalha de outro vai para as quatro melhores equipes, sendo esta a posição do time "Provado por AC", da Ufam; ficam com a prata os quatro seguintes; e recebem o bronze mais quatro times. A fase latino-americana recebe essas 12 equipes mais aquela representante da instituição anfitriã, que em 2024 é a Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o melhor time feminino da competição nacional.

A coach também esclarece sobre perfil dos competidores, que vai apenas ser aprimorado e treinado ao longo da preparação. "Eu venho treinando, gerando material de treino para preparar as equipes e, claro, contando com as habilidades refinadas na resolução de problemas, de programar e desenvolver softwares", conta a professora. "Todo o processo ajuda a indicar talentos que são apreciados tanto pela Indústria quanto pela Academia", avalia Rosiane.

Time "IComp/Ufam Provado por AC"
Raquel Folz (egressa do curso de Ciência da Computação e atual mestranda PPGI, ambos na Ufam)
Fernando Neder (graduando do curso de Engenharia da Computação)
Jônatas Lima (graduando do curso de Engenharia da Computação)
João Alfredo Bessa (egresso do curso de Ciência da Computação e mestrando do PPGI, ambos Ufam)
----
Rosiane de Freitas Rodrigues-coach (líder grupo de competições científicas de programação da Ufam e representante do Norte no Comitê Diretor de Competições da SBC)
Thailsson Clementino-co-coach (egresso do curso de Ciência da Computação e mestrando do PPGI/Ufam)

Maratona de Programação da SBC

Realizada pela SBC desde 1996, a Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso. Anualmente, a Maratona integra a maior competição da área da Computação do mundo e conta com a participação, no Brasil, de aproximadamente 800 times, de 200 universidades, gerando o envolvimento cerca de três mil pessoas.

A competição se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc.) e objetiva promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de soluções inovadoras em relação a softwares e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Para conhecer mais sobre o evento, acesse https://maratona.sbc.org.br/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página