Reitor e vice-reitora recebem diretores do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) para tratar de possíveis parcerias
por Carla Santos
Revisão Rozana Soares - equipe Ascom
O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, receberam na tarde desta sexta-feira, 26, os gestores do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). Em reunião que durou cerca de duas horas, a Ufam foi representada também pelos pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), profa. Adriana Malheiro, Inovação Tecnológica (Protec), prof. Jamal Chaar e Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii).
Pelo CBA, estiveram o presidente, Marcio de Miranda Costa, o diretor de Operações, Caio Perecin, a diretora de Bionegócios, Andrea Lanza e o diretor administrativo, Carlos Henrique de Souza.
"Hoje recebemos a equipe do CBA com a perspectiva de bons prospectos, os mesmos que alinham o fazer científico e tecnológico da Ufam com o capital de bionegócios do CBA. Foi uma agenda institucional bastante proveitosa em que a Amazônia consta como cenário e matéria-prima", frisou o reitor.
A vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, verbalizou o entusiasmo de ver o CBA como um Centro impulsionador de empoderamento para as populações tradicionais, ribeirinhas e povos originários, que dentro de uma ações estratégicas, pesquisa e materialização de projetos, poderão dar vazão a uma gama de serviços e produtos, sendo acompanhados pelas instituições de pesquisa e inovação locais. "A Amazônia é um selo e muito do que produzimos pode ser pensado para ocupar espaço nos mercados nacionais e internacionais. Temos exemplos disso já nos dias de hoje. Contudo, é importante pensar também que nós nos unirmos, Ufam, CBA e outras instituições de ensino e pesquisa, é a garantia de valorizarmos a nossa identidade regional, a valorização da mulher e do homem amazônicos", ressaltou a vice-reitora.
Os gestores e gestora do CBA receberam um exemplar do Livro Fauna e Flora da Ufam, onde estão catalogadas todas as espécies de animais e plantas da Área de Preservação Ambiental da Ufam (APA/Ufam). "Saímos felizes com a aproximação com a Universidade, contando que logo iniciaremos outras etapas que darão resultado a um Termo de Cooperação", disse o diretor do Centro, Marcio de Miranda Costa.
Redes Sociais