Biodiversidade - Obra “Fauna e Flora do Campus da Universidade Federal do Amazonas: a maior biodiversidade urbana do Brasil" é apresentada oficialmente aos autores
Na tarde desta quinta-feira, 2 de fevereiro, no prédio da Reitoria, os organizadores da publicação “Fauna e Flora do Campus da Universidade Federal do Amazonas: a maior biodiversidade urbana do Brasil", professores Cláudia Guerra Monteiro, Edinbergh Caldas de Oliveira e Edmilson Bruno da Silveira, reuniram os 23 autores/pesquisadores da obra para apresentação oficial da obra física. Com o selo da Editora da Ufam (Edua) e recursos de emenda parlamentar do deputado federal José Ricardo (PT), o livro é fruto de seis anos de trabalho e apresenta à sociedade amazonense toda a biodiversidade do campus universitário.
Ao todo, são 16 capítulos que abordam plantas aquáticas, plantas ornamentais e emblemáticas, palmeiras, plantas medicinais da floresta, árvores guardiãs da floresta, invertebrados, aracnídeos, crustáceos, insetos, peixes, sapos, rãs e pererecas, lagartos, cobras-cegas e serpentes, jacarés e tartarugas, aves e mamíferos selvagens da floresta urbana presentes na Ufam. De acordo com uma das organizadoras, professora Cláudia Guerra Monteiro, o lançamento do livro está previsto para acontecer em Manaus e Brasília durante o primeiro semestre de 2023. Foram impressos 1000 exemplares e serão distribuídos para todas as Unidades Acadêmicas.
“A publicação traz a flora e fauna amazônica ricamente ilustrados com mais de 300 fotos das principais espécies de plantas e animais presentes no campus, além de um capítulo sobre conservação biológica e ambiental da área. Nós queremos fazer uma exposição em Manaus e Brasília para que esse livro seja o cartão de visita do parque verde da Ufam. Precisamos preservar, amar e apresentar à sociedade a biodiversidade existente no nosso campus. A obra é um gerador de subsídios e uma importante ferramenta para promover o melhor entendimento e preservação deste patrimônio natural, além de constituir uma legítima ação para a sua valorização junto à sociedade, otimizando seu aproveitamento como recurso didático e científico. Aproveito para agradecer o esforço, empenho e contribuição do fotógrafo Melquiades Roges”, enfatizou.
Para um dos organizadores, professor Edmilson Bruno da Silveira, esse é um momento histórico e fruto de uma construção coletiva. “Começamos em 2016, com poucos colegas, e o projeto foi ganhando forma pela importância. Ao longo do tempo fomos incorporando mais colegas e nos últimos três anos o professor Edinbergh Caldas de Oliveira intensificou essa ponte. Claro que teremos desdobramentos, além da apresentação para a comunidade acadêmica, sociedade amazonense em geral tem que conhecer a Ufam e de forma mais ampla, nacional, haverá também a apresentação da publicação no Congresso Nacional”, destacou.
O professor Edinbergh Caldas de Oliveira, em seu discurso, lembrou do contexto pandêmico em que a obra foi construída e fez homenagem póstuma ao professor Marcelo Menin, co-autor de dois capítulos do livro: 11. Sapos, Rãs e Pererecas e 12. Lagartos, Cobras-cegas e Serpentes. “O primeiro contato com a publicação foi graças ao professor Marcelo Menin e não chegaríamos até aqui sem a contribuição dele”, lembrou.
A publicação traz ainda homenagem ao professor aposentado da Ufam, docente Antônio Carlos Webber, pela contribuição de forma decisiva para os cursos de graduação e pós-graduação na área de Ciências Biológicas do INPA e da Ufam. “Quero agradecer pela homenagem e por poder ter participado da construção dessa obra. Trabalhei 35 anos na Ufam, dando aula de Taxonomia e fazendo infinitas excursões com os estudantes pelos campus”, relembrou o docente.
Segundo o pró-reitor de Extensão da Ufam, professor Almir Menezes, o livro teve tempo de maturação e interlocução de vários pesquisadores da Ufam, Universidade centenária. “Fauna e Flora do Campus da Universidade Federal do Amazonas: a maior biodiversidade urbana do Brasil" mostra que para além da grandeza da Amazônia, há um universo que se perfaz com uma relação multidimensional entre homens, mulheres e a natureza propriamente dita. Lembro que uma das características mais importantes da Extensão é o diálogo, interdisciplinaridade e a possibilidade de construirmos relações com a comunidade externa e interna como faz essa obra”, finalizou.
Autores
Ari de Freitas Hidalgo
Cintia Cornelius
Cristina Motta Bührnheim
Edinbergh Caldas de Oliveira
Eva Maria Alves Cavalcanti Atroch
Fabio Siqueira Pitaluga de Godoi
Fabrício Beggiato Baccaro
Francisco Tarcísio Moraes Mady
Igor Luis Kaefer
Jefferson da Cruz
Juliana de Souza Araújo
Marcelo Gordo
Maria Anália Duarte de Souza
Maria Anete Rubim
Maria Ermelinda do Espírito Santo Oliveira
Maria Gracimar Pacheco de Araújo
Maria Sílvia de Mendonça
Narrúbia Oliveira de Almeida Martins
Rogerio Fonseca
Ronis Da Silveira
Sérgio Henrique Borges
Sergio Luis Gianizella
Veridiana Vizoni Scudeller
Confira mais imagens da solenidade:
Redes Sociais