Página inicial > Notícias Destaque > Últimas notícias > Programa de Pós-graduação em Educação investe em atividades de internacionalização

• Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 10h47
  • Última atualização em Quinta, 01 de Setembro de 2022, 11h17

Até o final de 2022, serão realizadas o total de oito ações com o objetivo de consolidar o PPGE no âmbito internacional. Para 2023 estão previstas mais de quinze ações, entre  coorientações de mestrandos e doutorandos com professores de instituições portuguesas, britânicas e estadunidenses, parcerias para projetos de ensino e pesquisa, palestras e publicações conjuntas e em língua estrangeira

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE), promove, até esta quinta-feira, 1, o curso “Formação de orientadores de pós-graduação na Amazônia”, ministrado pela professora Isabel Huet, da Universidade Aberta em Portugal. A iniciativa, voltada a doutores que atuam como docentes em programas de mestrado e doutorado, tem o propósito de fortalecer a internacionalização do PPGE.

Ações de internacionalização 2022

Segundo a coordenadora do PPGE, professora  Camila Ferreira da Silva, até o final de 2022, serão realizadas o total de oito ações com o objetivo de consolidar o PPGE no âmbito internacional – dentre cursos, eventos, projetos de pesquisa, publicações e intercâmbio discente e docente. “Ontem, 31 de agosto, encerramos a ‘Oficina Desenho de espaços de aprendizagem ativa no Ensino Superior’, ministrada pelo vice-reitor para a inovação e qualidade da Universidade Aberta em Portugal. Com estas formações, já são quatro iniciativas realizadas no ano de 2022 voltadas à consolidação do nosso programa no âmbito internacional. Somadas a essas formações com palestrantes internacionais, o PPGE tem investido no oferecimento de oportunidades de mobilidade internacional para seus mestrandos, doutorandos e docentes (com doutorado sanduíche, pós-doutorado e professor visitante), recebimento de estudantes internacionais, Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), cursos, eventos, projetos de pesquisa e publicações em periódicos e com parcerias internacionais”, afirma a coordenadora.

Metas PPGE para 2023

Ela destaca ainda as metas de internacionalização para o ano de 2023. “Para 2023 estão previstas mais de quinze ações, que incluem coorientações de mestrandos e doutorandos com professores de instituições portuguesas, britânicas e estadunidenses, parcerias para projetos de ensino e pesquisa, palestras e publicações conjuntas e em língua estrangeira. Além disso, destaco que o PPGE traçou igualmente metas no sentido da busca do financiamento internacional junto a agências estrangeiras que privilegiam o fomento às instituições brasileiras e às questões amazônicas”.

Nova etapa

A presidente da Comissão de Internacionalização do PPGE, professora Fabiane Maia, afirma que, no momento, o Programa de Pós-Graduação em Educação avança para uma etapa marcada pela formalização de parcerias, busca de financiamento e interlocução internacional. “O PPGE iniciou o caminho de internacionalização de maneira espontânea a partir de demandas e processos que nos eram apresentados. Após a fase vivenciada no quadriênio de 2017-2020, o PPGE entra em uma etapa de organização formal de suas demandas e intencionalidades, com uma forte perspectiva de planejamento sistemático para a formalização de parcerias, da busca de financiamento e interlocução internacional, a partir de suas pesquisas e produções decorrentes”, destacou a gestora de internacionalização do PPGE.