Reitor Sylvio Puga e pró-reitores recebem visita de reitor do Ifam e equipe administrativa
Por Carla Santos
Equipe Ascom Ufam
O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e os pró-reitores da Propesp, Protec, Proext, Proeg, Proplan, além do Ctic, receberam no gabinete da Reitoria, na manhã desta quarta-feira, 28, o reitor pró-tempore do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), professor Jaime Cavalcante Alves e parte da sua equipe de gestores.
Empossado há pouco mais de dois meses a partir do falecimento do então reitor, professor Venâncio Castelo Branco, o novo reitor busca fortalecer a relação para com a Ufam e ampliar parcerias e cooperações.
"Já mantemos algumas ações com a Ufam, mas queremos buscar soluções para questões que enfrentamos e que a Universidade já superou, como a gestão no contexto regional, por exemplo, tendo como foco a descentralização administrativa", explicou o reitor do Ifam.
Entre outros tópicos, ele abordou ainda as oportunidades viáveis de formalizar ações de qualificação por meio de Dinter e Minter por meio da Ufam.
"Nossa intenção é a de que esses PPGs sejam voltados aos nossos servidores, especialmente os lotados em unidades no interior. Queremos valorizá-los e ampliarmos o potencial de nossos docentes e técnicos para que possamos ter melhores resultados no ensino e extensão", justificou.
Hoje, o Ifam é uma instituição de ensino superior que, como escola de formação técnica, existe há 80 anos e como Instituto, 12 anos. A estrutura conta com 17 unidades, estando 14 delas no interior. Os alunos somam mais de 20 mil e os servidores, 2 mil.
De maneira prática, cada pró-reitora e pró-reitor da Ufam falou sobre como as instituições podem trabalhar conjuntamente, visando atender às demandas apresentadas pelo Ifam.
A Pró-reitoria de Inovação Tecnológica, por exemplo, sugeriu, com base no perfil de atuação de formação do Instituto, uma política contínua de incentivo à permanência do discente na carreira tecnológica. "O projeto Super, da Universidade, levantou que a evasão nos cursos de graduação tecnológica pode chegar a 70%, o que é um índice altíssimo. Num estado que mantém um Polo Industrial e uma demanda crescente no mercado, Ufam e Ifam podem trabalhar juntos para mudar esse cenário", disse a professora Tanara Lauschner.
Já pela política de qualificação latu e stricto senso, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, representada pela pró-reitora, professora Selma Baçal, contribuiu na reunião mencionando a oferta de cursos vigentes. "Dos nossos 35 PPGs, temos oferecido Minters e Dinters que são uma oportunidade para o corpo técnico-docente do Ifam. Em alguns, já há vagas direcionadas ao Instituto, mas outras podem surgir como resultado desta aproximação com a nova gestão do Instituto", disse.
O reitor Sylvio Puga finalizou a reunião reforçando os laços Institucionais que unem Ufam e Ifam. Para ele, o aprendizado de uma serve como apoio ao crescimento do outro. "Os desafios são internos e externos e vão do orçamento ao pessoal. Estamos aqui para mutuamente ajudar, porque trabalhando em conjunto, ganhamos mais força. A Fundação de Apoio do Ifam é prova disso. Com a Faepi foi possível implementarmos projetos importantes. Essa colaboração é necessária", reiterou.
Pelo Ifam, participaram do encontro os professores Jaime Cavalcante Alves - diretor-geral do Campus Manaus Zona Leste, Adanilton Rabelo de Andrade - pró-reitor de Planejamento e Administração, Carlos Tiago Garantizado - pró-reitor de Desenvolvimento, Maria Francisca Morais de Lima - pró-reitora de Extensão, Edson Valente Vale - diretor-geral do Campus Manaus Centro, Ana Cláudia Ribeiro de Souza - diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, representando o pró-reitor, Jucimar Brito de Souza.
Redes Sociais