Página inicial > Notícias Destaque > Últimas notícias > Ufam lança Projeto SUPER dia 17 de dezembro

Ufam lança Projeto SUPER dia 17 de dezembro

• Publicado: Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 14h40
  • Última atualização em Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 13h25

O Projeto SUPER, uma parceria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Samsung, com o apoio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (FAEPI), realiza, dia 17 de dezembro, às 9h, na reitoria da Ufam, a cerimônia de lançamento do Projeto com transmissão ao vivo. A iniciativa fomenta a capacitação e a pesquisa nos seguintes cursos de áreas tecnológicas da Ufam: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica (Eletrônica, Telecomunicações e Eletrotécnica), Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Engenharia de Produção e Design.

O projeto tem ações para todo o período de permanência dos alunos na Universidade, do currículo básico até a qualificação avançada específica através de cursos de capacitação alinhados com as demandas do mercado e Iniciação Científica e Tecnológica. O SUPER ainda prevê melhoria da infraestrutura de laboratórios e equipamentos para melhor desenvolver as capacitações previstas.

O SUPER é um projeto institucional que está sendo executado em duas unidades acadêmicas Instituto de Computação (IComp) e Faculdade de Tecnologia (FT) e também em um órgão suplementar o Centro de Tecnologia Eletrônica e da Computação (CETELI) a partir do terceiro ano as ações irão incluir o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) em Itacoatiara. Também conta com a participação do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Faculdade de Letras (FLet) e Faculdade de Psicologia (FAPSI).

“O projeto SUPER reforça a ligação e a contribuição da Samsung com o Amazonas. Estabelecemos parcerias para aumentar o interesse dos alunos em carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática para causar um impacto positivo no mercado de tecnologia da região, contribuindo para a contínua melhoria da qualidade dos cursos de graduação, formando profissionais que tenham um conjunto de habilidades acadêmicas e sociais que atendam às necessidades do mercado, atualizando professores e diminuindo a evasão através do aumento de disponibilidade de bolsas e métodos de ensino e da construção de um ambiente acolhedor e inclusivo, incentivando a prática de pesquisa”, destaca Eduardo Conejo, gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

Segundo a coordenadora geral do SUPER e diretora do IComp, docente Tanara Lauschner, o projeto é uma oportunidade ímpar de apoio aos nossos alunos e alunas visando suprir as principais deficiências encontradas nos cursos de graduação. “O objetivo do projeto é proporcionar formação complementar a alunos em nove cursos de graduação através da parceria e colaboração entre Samsung e Ufam. Contamos com ações de monitoria, tutoria e aprendizado em novas tecnologias ativas além do aprimoramento em matemática e física, cursos de treinamento na língua Inglesa, capacitação em habilidades socioemocionais, programas de inclusão em Libras e atividades visando o ambiente acolhedor e inclusivo para as alunas”

A coordenadora lembrou ainda que o SUPER contribui para o atendimento da forte demanda por profissionais capacitados para desenvolvimento e inovação em Informática e Engenharia na região, bem como para as empresas do Polo Industrial de Manaus e empresas de inovação tecnológica (startups). “A demanda do mercado de trabalho por profissionais capacitados nas áreas de Informática e Tecnologia é cada dia maior, particularmente os institutos de pesquisas e desenvolvimento da região e as empresas do Polo Industrial de Manaus. O projeto SUPER tem como desafio formar profissionais que tenham um conjunto de habilidades que se aproxime mais das necessidades do mercado e alinhados ao perfil exigido pela indústria no contexto atual sem perder o contexto de desenvolvimento social”, finalizou.